Poemas, músicas, danças e teatro compõem o IV Festival Literário em Jacupemba, a partir do dia 14
A aprendizagem constitui um dos prazeres da vida. O ensino, por isso, precisa ser agradável, lúdico, para encantar o aprendiz. Com esse objetivo, a EMEF “Professora Maria Inês Della Valentina realizará nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2010, a partir das 7h, no Cerimonial Pilla's, em Jacupemba, o IV Festival Literário.
A exemplo do ano passado, o objetivo do festival é estar sempre aguçando a imaginação, aflorando emoções, informando, estimulando o espírito crítico nos mais diferentes contextos e circunstâncias no processo de ensino-aprendizagem. Tudo isso acontece quando se incentiva e desperta o gosto pela leitura dos alunos, e da comunidade local, ao viabilizar um contato mais intenso com textos que compõem a história de nosso país e de nossa cultura regional.
O festival é um projeto aberto ao público desenvolvido pela escola com os alunos do 1º ao 9º ano, incluindo as escolas nucleadas de Rio Francês e Córrego São José, cerca de 1.000 alunos, distribuídos em 33 turmas participarão de apresentações de peças teatrais, paródias, danças, jogral, coreografias, recitais poéticos e diversas brincadeiras em torno dos temas: cantos e encantos, viajando pelo Brasil, literatura infantil, medo, cultura pela paz, valores e convivência, cultura de Aracruz, coisas de crianças, brincadeiras e planeta Terra.
De acordo com a diretora da escola, Maria Lúcia Della Valentina Piol, para dar conta desses desafios, as atividades propostas neste IV Festival Literário serão bem diferenciadas, com a colaboração e participação de todos. “Juntos declamaremos poemas, cantaremos músicas, faremos danças, teatro, etc que levam o aluno a apresentar-se como locutor participante de variadas situações de interlocução. Cada atividade desenvolvida funciona como desafio e estímulo para os alunos e essa integração facilita não só o interesse pelos temas propostos, mas também pela contínua aprendizagem”.
Para a professora de Língua Portuguesa, Luciene Fabre, a escola tem privilegiado, através do projeto, certas habilidades em situações de expressão oral, tendo em vista a importância que o domínio da palavra pública tem no exercício da cidadania, como alertam os Parâmetros Curriculares Nacionais.
“O projeto, portanto é um rico e poderoso instrumento ao nosso alcance para podermos modificar nossas atividades, adaptando-as à realidade de nossa escola e de nossos alunos, além de ser um convite a todos a entrar no maravilhoso mundo das palavras e ver que trabalhos como estes são maneiras de registrar descobertas, opiniões, sentimentos, competências e habilidades", concluiu a professora.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026