Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” para empreendedores na pós-pandemia

Estão abertas as inscrições do Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, para empresas do ramo empenhadas na adoção de protocolos sanitários visando a retomada das atividades com mais segurança. A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur), está incentivando o cadastro gratuito.
De acordo com a secretária da Semtur Flávia Cândida, o turista estará cada vez mais atento à questão da segurança e higiene no mundo pós-pandemia. “Com esse selo, o município será um destino seguro e preparado para atender o novo perfil do turista. Estamos nos posicionando em um cenário doméstico e internacional porque depois dessa crise teremos um turista mais interessado e preocupado com a adoção de medidas sanitárias e de higiene”, explica Flávia.
A secretária acrescenta que o Selo auxiliará o turista na retomada das viagens, pois ele procurará por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de requisitos, tais como os de higiene e limpeza para prevenção da COVID-19. “Os protocolos foram construídos em parceria com o comércio, levando em considerações diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informa.
Os protocolos sanitários estão disponíveis para 15 segmentos turísticos, a saber: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares; parques temáticos aquáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou a pesca desportiva; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística; organizadores, promotores e prestadores de serviços de infraestruturas, locação de equipamentos e montadoras de feiras de negócios, exposição e eventos; locadoras de veículos para turistas; prestadores de serviços especializados na realização e promoção das diversas modalidades dos segmentos turísticos, inclusive atrações turísticas e empresas de planejamento, bem como prática de suas atividades; e guias de turismo.
A secretária ressalta a importância do turismo para a retomada econômica. “O setor tem importante representação na geração de emprego em todas as faixas de renda e, nesse momento de crise, deve ser considerado e trabalhado como vetor de desenvolvimento porque é uma das diversas formas de saída da crise”, relata.
Como possuir o Selo?
Para adquirir o Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, primeiramente, os interessados devem se inscrever no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O cadastro é totalmente eletrônico e gratuito. Basta acessar o site cadastur.turismo.gov.br.
Para solicitar o Selo, o empreendedor deve acessar o site www.turismo.gov.br/seloresponsavel, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em seguida, o empreendedor deve aderir à autodeclaração que atende os pré-requisitos determinados e, na sequência, ele é encaminhado para uma área do site em que pode realizar o download do selo para impressão.
O Selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente, segundo orienta a secretária, e conterá um QR Code através do qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Em caso de empresas, o Selo já se encontra disponível. No caso dos guias de turismo, deverá estar disponível em cerca de 20 dias. O Selo será utilizado em todo o Brasil e tornou-se um diferencial extremamente relevante para o turismo pós-pandemia.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais de 1 tonelada de resíduos foram recolhidos durante as ações do Clenup Day na orla de Aracruz
- Educação divulga o Edital n.º 24/2025: Processo de Seleção de estudantes e suplentes para o Curso de Extensão em Portos (EaD)
- Revisão do PDM: Prefeitura promove fóruns para coleta de informações e contribuição popular
- NFS-e Nacional: Aracruz se antecipa e lança Portal para orientar contribuintes
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 84ª Chamada
- Entusiasmo e empolgação marcam a abertura oficial da 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Semana do Livro da Biblioteca Pública Municipal de Aracruz vai até 29 de outubro
- 1º Encontro de Caiaqueiros Aracruz acontece no domingo (28), no Rio Piraque-Açú
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 17ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Espaço de Educação Ambiental Elizete Mantovani de Oliveira é inaugurado na Emef Placidino Passos