PMA reforça recomendações contra Covid-19 para o Mercado Municipal de Aracruz
-1-1.jpg)
O Mercado Municipal Santo Cerri é um importante espaço de convivência e de escoamento da produção local com qualidade e diversidade de produtos, tais como hortifruti, lacticínios, peixes, entre outros. Mas, nesse momento de pandemia, a Prefeitura de Aracruz tem fiscalizado e orientado os comerciantes a redobrarem os cuidados em relação à higiene e ao distanciamento social, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).
O Decreto Municipal nº 37.971, assinado pelo prefeito Jones Cavaglieri, na segunda-feira (25/05), manteve as recomendações e as proibições sobre as feiras livres. São medidas que contemplam desde a higiene pessoal por parte dos trabalhadores, a limpeza dos ambientes, passando pela estrutura das barracas, até o reforço das orientações preventivas que podem ser repassadas pelos vendedores aos clientes.
Para evitar aglomerações, os comerciantes devem manter distância de no mínimo cinco metros entre uma barraca e outra. Toda barraca precisa disponibilizar colaborador para trabalhar exclusivamente no caixa. O feirante fica obrigado a utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI), em especial, a máscara de proteção, e a manter a higienização das mãos com álcool gel. Conforme determinação do decreto, o feirante não pode trabalhar gripado ou com sintomas de gripe.
O decreto proíbe o comércio de produtos de consumo imediato, tais como água de coco, caldo de cana, pastel, tapioca, churrasco e similares, além de plantas, flores e similares, artesanato em geral, roupas e utensílios. De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Luciano Forrechi, o espaço está sendo lavado e higienizado às sextas-feiras, antes da montagem das barracas, e após a feira no sábado. A fiscalização também fica no local para garantir que os comerciantes cumpram as medidas e evitem aglomerações.
“O mercado conta com pias e a Semad está disponibilizando sabonete líquido. Também orientamos que pessoas acima de 60 anos e menores de 10 anos não frequentem a feira. Estamos fazendo nossa parte porque entendemos que ali estão empreendedores e precisamos mante-los trabalhando e com segurança”, orienta o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços Urbanos mantém ações intensificadas de limpeza urbana em Aracruz
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 78ª Chamada
- Julho Amarelo: Semsa alerta para conscientização sobre hepatites virais
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 25ª Chamada
- Prefeitura garante mais segurança para o futuro dos servidores com implantação da Previdência Complementar
- Festa da Família no Cmei Cinderela destaca a ‘Natureza no Brincar’ e valoriza a cultura dos Povos Indígenas
- Enduro: campeonato termina com piloto aracruzense em 2º lugar
- Delegação infantil de Aracruz embarca rumo às finais estaduais dos Jogos Escolares
- Turismo e Cultura: Aracruz é campeã no atendimento e cenografia na Feira dos Municípios
- Aracruz se destaca nos jogos escolares com medalhas no vôlei e no handebol