Inquérito Sorológico acontece em Aracruz até esta sexta-feira (15/05)

A população de Aracruz continua sendo testada nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) para detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19). Esta é a primeira fase do Inquérito Sorológico que tem previsão de testar 200 moradores no município. No primeiro dia do Inquérito Sorológico (13/05) no município, aproximadamente 75 pessoas foram testadas. A pesquisa é uma ação de extrema importância para o combate à Covid-19.
Durante estes três dias de ação (13, 14 e 15/05), cinco equipes estão visitando residências em cinco localidades. As equipes, que estão percorrendo os bairros Bela Vista, Vila Rica, São Marcos, Vila Nova e o distrito de Jacupemba, são compostas por um profissional de saúde, que coleta o material, um entrevistador responsável pelos dados e um motorista encarregado por conduzi-los aos domicílios. As áreas escolhidas seguem o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Inquérito Sorológico acontecerá em Aracruz em duas etapas. A próxima fase será realizada nos dias 17, 18 e 19 de junho. A escolha da residência e do cidadão para o inquérito é feita por meio de sorteio realizado por pesquisadores identificados com credenciais e paramentados com equipamentos de proteção individual, visando garantir a segurança tanto para o entrevistado quanto para os técnicos, cumprindo assim os protocolos de biossegurança.
O fotógrafo Vinícius Gardiman participou do teste rápido. Ele mora com o pai, de 67 anos, e a mãe de 65 anos, e estava apreensivo já que sofre de asma e é quem resolve tudo fora da residência. “Acredito ser muito importante este teste para sabermos se estamos ou não com o vírus, mesmo tomando cuidados necessários e protegendo a família. Os agentes foram atenciosos explicando todo o processo. Achei muito tranquilo”.
A Secretaria de Saúde Clenir Avanza destacou a importância do cidadão atender a equipe nas residências. “Os profissionais estão sendo bem recebidos pela população. A coleta é simples e feita com duas gotas de sangue do morador sorteado para um teste rápido. O resultado fica pronto entre 15 a 20 minutos. O teste verifica se essa pessoa está com o coronavírus”.
Ainda segundo a secretária, o objetivo do inquérito é medir os índices de contaminação e o perfil dos contaminados, estabelecendo um parâmetro de como está a infecção por Covid-19 no município. “Para nós, o principal objetivo deste teste é salvar vidas. O quanto antes tivermos o diagnóstico, mais chances temos de tratar e curar as pessoas. Dessa forma, nossos profissionais foram orientados, em casos positivos, a acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica da Semsa para que as devidas providências sejam tomadas”.
Os dados colhidos nos 27 municípios selecionados servirão para que o Governo do Estado tenha o parâmetro de como está a infecção por Covid-19 no Espírito Santo e qual a necessidade de manter o isolamento social para evitar o aumento de casos de coronavírus. De acordo com a meta da Sesa, 5.800 pessoas participarão da pesquisa nessa primeira etapa no estado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado