Programa Pré-Natal de Alto Risco promove curso de gestante voltado à educação em saúde de Aracruz

Em Aracruz, as gestantes atendidas no Programa Pré-Natal de Alto Risco (usuárias que apresentam algumas doenças que podem levar a comprometimentos ou complicações gestacionais) participam de atividades educativas em saúde, por meio do Curso para Gestantes. Hoje (27) foi realizado mais um encontro para promover o entendimento sobre os aspectos biológicos e psicológicos e oferecer noções de cuidados na higiene corporal da mulher e da criança, de amamentação e nutrição, saúde bucal, sexualidade, dentre outros fatores relacionados ao período da gravidez, enfatizando a importância da humanização do pré-parto, parto e pós-parto.
Hoje foi realizado o quarto encontro do curso, que teve objetivo de fazer com que as usuárias e sua família entendam a importância de realizar o Pré-Natal corretamente, com qualidade, e orientar as gestantes sobre como identificar o momento do parto, para garantir mais tranqüilidade e segurança na busca de serviços da maternidade. Atualmente são acompanhadas 30 gestantes que participam das atividades desenvolvidas pelo Programa de Pré-Natal de Alto Risco. Algumas gestantes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do Vila Rica também participam do curso.
Na palestra, o Ginecologista Obstetra, Roberto Siqueira Mota destacou o tema “Sinais Indicativos do Momento do Parto”. Uma das participantes do curso é a costureira Iracema Beger, moradora de Barra do Riacho (44) e que está grávida de oito meses do seu primeiro filho. “O curso é muito importante, porque aqui tirei muitas dúvidas e aprendi muito”, falou a costureira, acompanhada do esposo, o pescador Valdemiro Beger. “Sempre tiro o dia para vir acompanhar a minha esposa. É muito bom saber como está a gravidez dela e muito importante saber como as coisas acontecem durante a gravidez”, declarou.
O curso tem início quando a gestante, atendida na rede municipal de saúde está no primeiro trimestre (quando descobre a gravidez) e vai até o 9º mês. Perto de ganhar o bebê, as mães recebem um “Kit Gestante”, contendo termômetro, álcool absoluto, algodão, fôlderes educativos e preservativos. Uma das ações realizadas pelo programa é o acompanhamento da equipe técnica de enfermagem do programa à maternidade, permitindo, neste momento, a garantia da consulta à mulher e ao recém-nascido. Uma das propostas a serem implantadas é a visita das gestantes à maternidade, no último trimestre, para conhecer os serviços e instalações pertinentes à realização do parto.
O Programa de Pré-Natal de Alto Risco busca oferecer um serviço amplo, diversificado por meio de uma equipe multiprofissional, na busca de acolhimento e atendimento humanizado às gestantes, visando uma gestação saudável, tranquila e segura que ofereça à futura mãe e ao bebê qualidade de vida. Vale enfatizar que as gestantes de alto risco são encaminhadas ao programa pelas equipes de profissionais da Atenção Primária à Saúde.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação