Aracruz recolhe 25 toneladas de materiais recicláveis por mês
O município de Aracruz vem alcançando resultados significativos na Coleta Seletiva de resíduos sólidos domiciliares, desde sua implantação em 2005. O processo é realizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMAM) e Infra-estrutura Urbana e Transportes (SEMIT).
A coordenação do Processo de Coleta Seletiva é do engenheiro civil e especialista em educação e gestão ambiental da SEMAM, Antônio Romero Sant’Anna e das pedagogas, Jovilde Favalessa Almeida e Sonia M. Santos Xavier. De acordo com Romero Sant’Anna, a meta a ser atingida é coletar mensalmente 85 toneladas de materiais recicláveis por mês o que correspondente a produção diária de resíduos domiciliares da cidade. “O objetivo do Processo de Coleta Seletiva de produtos recicláveis é a preservação ambiental, inclusão social e geração de renda”.
Os materiais recicláveis são coletados pelos agentes de limpeza pública nos bairros com a colaboração dos moradores que devem entregar o “lixo seco” devidamente separado do “lixo úmido”. Para facilitar o acondicionamento dos materiais recicláveis, a SEMAM / SEMIT disponibilizam BIG BEG’s para escolas, empresas privadas e setores públicos em todo o município. As residências são adesivadas com o selo “Coleta Seletiva Eu Colaboro” e os materiais recolhidos são transportados para o pátio de triagem de resíduos da SEMIT, no bairro Bela Vista, onde são prensados e comercializados. O resultado financeiro obtido, é utilizado para a divulgação do Processo de Coleta Seletiva em Aracruz.
Segundo Romero Sant’Anna, no Recriarte ”Reciclando com Arte” da SEMAM, acontecem oficinas de arte, coordenadas pela pedagoga Salete Canuto e as artesãs Fátima Tonon e Danúbia Cohen, onde os moradores aprendem artesanato com materiais recicláveis (garrafas PET), produzindo artigos para brinquedotecas, arranjos florais e outros. “Está prevista ainda para este ano a criação de oficinas para fabricação de sabão e detergente, utilizando como matéria-prima o óleo de cozinha usado, que serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), visando inclusão social e geração de renda”.
Sant’Anna explica ainda que após a participação da comunidade nas oficinas, os arranjos florais, sabão e detergente produzidos, serão comercializados, gerando alternativa de renda para comunidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
- Mobilidade Urbana orienta usuários sobre uso seguro de transporte por aplicativos
- Idosos do Centro de Convivência participam de palestra sobre crimes cibernéticos e prevenção a golpes