Sempla promove oficina sobre Lei de Licitações
Na noite dessa quarta-feira (25/06), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), realizou no auditório da EMEF Placidino Passos, a Oficina Lei de Licitações ministrada pelo Controlador Geral do Município Fábio Tavares. Na oportunidade, também foram apresentados o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015 (LDO).
O evento foi uma iniciativa inédita da Prefeitura que visa instrumentalizar os movimentos populares para que eles possam fiscalizar as obras do executivo aprovadas no Orçamento Cidadão 2014/105. Participaram delegados das 16 microrregiões de Aracruz, escolhidos em assembleia popular; vereadores; funcionários públicos municipais e populares em geral.
O palestrante de forma didática apresentou os conceitos básicos administrativos de um procedimento de licitação, com base na Lei 8.666/1993; seus princípios; modalidades; fases; sanções, crimes e penas e as falhas mais comuns.
Para o Controlador Geral, a Oficina foi uma iniciativa da gestão em promover e aumentar a participação popular nas ações do governo a fim de aproximar-se da população aracruzense. “Foi uma ótima oportunidade não só para os delegados, mas também para os líderes comunitários, servidores públicos e a população que tinham o interesse em adquirir conhecimento sobre essa importante lei da administração pública”, disse Tavares.
De acordo com o secretário de Planejamento, Gilton Luis Ferreira, a Oficina teve o objetivo de apresentar todos os detalhes da Lei nº 8666/1993, responsável por normatizar o processo licitatório dos órgãos públicos. “Achamos importante qualificá-los sobre os meandros da lei para que eles possam acompanhar melhor o andamento dos projetos e também fiscalizá-los com mais eficiência”, explicou o secretário.
Durante o evento, a equipe da Sempla também mostrou aos participantes como estão o andamento dos projetos das obras do Orçamento Cidadão 2014/2015, escolhidas em 2013 pela população e que serão executadas nos bairros e distritos de Aracruz.
No encerramento, também foi apresentado o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015 (LDO), que é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as principais diretrizes e metas da Administração Pública para o prazo de um exercício de um ano. Esse Projeto de Lei tem o objetivo de estabelecer um elo entre o Plano Plurianual de Ação Governamental e a Lei Orçamentária Anual, uma vez que visa reforçar quais programas terão prioridade na programação e execução orçamentária.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado