Profissionais da Educação de Aracruz participam de seminário do Programa de Avaliação Básica (Paebes)
O plenário da Câmara Municipal de Aracruz sediou na manhã desta terça-feira (10/7), um seminário destinado a profissionais da educação como diretores, vice-diretores, pedagogos e técnicos da rede municipal de ensino. O evento realizado pela Secretaria de Educação contou com palestras do Gerente de Informação e Avaliação Educacional da Secretaria Estadual de Educação - SEDU, Eduardo Malini, e do professor da Universidade Federal do Espírito Santo e consultor Técnico em Educação, Haroldo Correia Rocha.
Este seminário tratou do Programa de Avaliação da Educação Básica - Paebes, que foi instituído pela Secretaria de Educação do Estado para avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Desta forma, o desempenho dos alunos passa a ser diagnosticado em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, implementando e reformulando o monitoramento de políticas educacionais.
O primeiro palestrante, o professor Eduardo Malini, comentou o tema: Paebes - Leitura, Interpretação de Resultados, Planejamento e Intervenção Pedagógica. Segundo o professor, a avaliação é o ato de refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.
Ele questionou se o ato de avaliar passa a ser mais importante do que ensinar e aprender e citou os tipos de avaliação existentes, como a interna, na escola, e a externa, em outros sistemas.
Também foram apresentados dados sobre a educação em Aracruz, que participa do Paebes desde 2009. Por meio de um telão, números da proeficiência média, que é a medida de desempenho feita em disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, mostrou que a média geral de pontuação em Aracruz foi melhor que o resultado de âmbito estadual, porém, o objetivo maior é chegar em uma pontuação de nível avançado.
Paebes
Em seguida, o palestrante Haroldo Rocha falou sobre o fortalecimento pedagógico e valorização dos profissionais da educação e apresentou um breve histórico do Paebes que surgiu em 2000 com a avaliação das classes de alfabetização da grande Vitória.
Hoje o Paebes avalia alunos dos anos iniciais ( 1º,2º e 3º) - PAEBES ALFA e 5º e 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências (essa a partir de 2013), inserindo a partir deste ano as disciplinas História e Geografia e no Ensino Médio (3ª ano regular e 3ª ano integrado ao técnico) de 506 unidades de ensino estaduais, 50 escolas particulares e instituições de educação de 76 municípios capixabas. O número de estudantes avaliados passa de 150 mil.
Os resultados das avaliações são repassados às escolas para que suas equipes revejam projetos pedagógicos e possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos do ensino.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado