Atletas da seleção sub 14 aborígene australiana realizam intercâmbio cultural com os alunos indígenas da EMEF Caieras Velhas
Uma comitiva composta por oito atletas da seleção sub 14 aborígene australiana e seus treinadores realizou um intercâmbio cultural, na manhã dessa terça-feira (10), com 173 crianças indígenas da EMEF Caieras Velhas, representantes da tribo Tupiniquim Caieras Velhas. O evento foi fruto de um convite realizado pelas Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude juntamente com a de Turismo e Cultura.
Timidamente as duas tribos se encontraram e após o início do som de tambores, e da casaca, uma grande roda surgiu. A sensação de presenciar o momento é uma energia arrepiante. Sem falar a mesma língua, somente por olhares, gestos e sorrisos, a comunicação parecia fluir e assim o intercâmbio começou a acontecer. Foi um momento histórico na vida dessas crianças que trocaram apresentações de suas culturas típicas, como ritmos, danças e comidas.
“É uma honra realizar esse evento onde unimos o esporte, a cultura e a educação. Uma oportunidade ímpar dos alunos interagirem com outra cultura. É um enriquecimento muito grande. Ver os resultados estampados nos olhos de cada menino é o diferencial, o motivador”, destacou o professor de Educação Física da EMEF Caieras Velhas e coordenador do Projeto “Meninos da Aldeia”, Antônio de Souza Filho.
Tudo começou após o convite realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Aracruz, no jogo amistoso de futebol, em que a seleção sub 14 indígena de Aracruz disputou contra a seleção sub 14 aborígene australiana, no último domingo (08). Esse jogo fez parte do projeto da Copa do Mundo 2014 e teve como objetivo promover a cultura e o intercambio social entre os povos. Os oito atletas aborígenes foram selecionados e vieram para o Espírito Santo junto com a seleção australiana de futebol, para fins de intercâmbio cultural.
Projeto “Meninos da Aldeia”
O Projeto “Meninos da Aldeia” está em seu segundo ano e tem o objetivo de retirar as crianças das ruas e ocupá-las com atividades esportivas, como o futebol.
Aborígenes
Os aborígenes são povos nativos originários da Austrália. Eles têm a pele negra, como os africanos, pois são descendentes de populações que imigraram milhares de anos antes, desde a África em direção ao leste, pelo continente asiático. Atualmente, existem cerca de 40 mil aborígenes puros, dos trezentos mil encontrados no começo da colonização da Austrália.
Clique aqui para ver as fotos.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook: www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado