Semana de prevenção contra pressão arterial sistêmica no PSF de Vila do Riacho
Para proteger o coração e precaver o aracruzense contra o mal da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, vai realizar uma semana inteira de prevenção no PSF de Vila do Riacho, contra a enfermidade responsável por grande parte do desenvolvimento de doenças cardiovasculares que, segundo dados do Ministério da Saúde, representam a primeira causa de morte no país. Com o tema “Hipertensão, não deixe essa bomba explodir”, o período entre hoje (26) e sexta-feira (30) será repleto de ações com intuito de diagnóstico, como aferição de pressão, avaliações físicas e palestras.
Organizada por duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila do Riacho, a semana contra a HAS terá disponível toda a equipe de organizadores, que conta com 02 enfermeiras, 01 médico, 01 dentista, técnicos em enfermagem, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde. Além da Unidade de Saúde aberta a todo morador, para orientações e aferição de pressão arterial, as equipes do ESF da Vila vão realizar os mesmos procedimentos em empresas da região, até a quinta-feira (29). Na sexta, às 7h, uma caminhada vai exercitar os moradores partindo da Unidade de Saúde até o Clube Riachão, onde será servido um café da manhã e lecionadas mais palestras. A semana de prevenção à hipertensão arterial tem relevância reconhecida, já que o alerta à população promove a saúde ao reduzir a incidência da HAS, impedir agravos nos portadores e reabilitar os que já foram atingidos, com medidas de educação em saúde.
Um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o coração faz contrações involuntárias para que o sangue circule e a pessoa fique viva, ou seja, mesmo dormindo, ou inconsciente, o ser humano não precisa ordenar para que o coração trabalhe e, justamente por ser tão necessário, pede cuidados especiais. Mal que hoje se tornou um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo, a Hipertensão Arterial Sistêmica é um dos mais importantes fatores de risco responsáveis não apenas pelos males do coração, mas também por grande parte do desenvolvimento de doenças cerebrais, vasculares e renais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias