Plano de Contingência para Epidemias de Dengue 2010-2011 é executado em Aracruz

O Plano de Contingência para Epidemias de Dengue 2010-2011 já começou a ser executado, já que o município tem enfrentado o problema. Até agora, 205 casos foram notificados e 74 confirmados, sendo 23 deles identificados no bairro de Fátima e 22 no Bela Vista, áreas com maior risco no município. O plano, elaborado pela Secretaria de Saúde de Aracruz contém ações mais eficazes de combate à epidemia.
Uma dessas ações que teve início hoje (18/03) foi a ampliação do atendimento na Unidade de Saúde do bairro Bela Vista, que também vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 16 às 22 horas, para atender exclusivamente pessoas que estão com suspeita de ter contraído dengue. A Unidade será ponto de referência para todo o município no período noturno. Durante o dia, os moradores devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para serem atendidos. Todos os profissionais estão capacitados para atender as pessoas com suspeita de dengue. Após as 22 horas o morador deve procurar o Hospital e Maternidade São Camilo, se for preciso.
De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde, Vicente Penteado Vizioli muita gente procura o serviço particular e não vai até as Unidades de Saúde informar que estão com suspeita de estar com a doença. “Essas pessoas têm que procurar o serviço público de saúde para que o município tenha conhecimento do número real de casos para tomar as medidas de controle e conseguir ajuda do Estado, que só libera o carro fumacê para os municípios, se estes, apresentarem dados estatísticos que comprovem o aumento de casos da doença”.
Para mobilizar pais de alunos e professores sobre o controle da dengue, as secretarias de Saúde e de Educação de Aracruz vão realizar na próxima semana reuniões nas escolas José Marcos Rampinelli, Maria Luiza Devens, Ezequiel Fraga Rocha, voltado ao assunto em questão.
O Levantamento de Índice de Infestação Rápida do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) revela que em todo o município 90% dos focos foram encontrados nas residências, sendo 40% deles identificados no lixo e 30% nos depósitos móveis (pratos, vasos de plantas, bebedouros, materiais de depósito de construção), encontrados do portão para dentro das residências.
Dicas para combater o mosquito na sua casa:
-
Não deixe água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
-
Não deixe água acumulada sobre a laje de sua residência;
-
Não deixe a água parada nas calhas da residência. Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação de água;
-
A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixe estas vasilhas sempre secas ou as cubra com areia;
-
Caixas d'água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
-
Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 80ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 8ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 79ª Chamada
- Genética e Negócios: Leilões da 26ª Expo Aracruz prometem agitar o evento
- Projeto “Financinhas nas Escolas” incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades em educação financeira
- Audiência Pública discute limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Aracruz
- Rodeio: entre a tradição do campo e o espetáculo das arenas
- 26ª Expo Aracruz celebra o agro, impulsiona negócios e reúne grandes atrações musicais
- Secretaria de Serviços Urbanos mantém o cronograma da limpeza urbana
- 26 ª Expo Aracruz 2025 valoriza genética e diversidade das raças bovinas