Saúde inicia aplicação de dose de reforço para os vacinados com a Janssen
Os aracruzenses que foram vacinados com a Janssen no esquema primário já podem receber as doses de reforço (D3 e D4). A Secretaria de Saúde (Semsa) começou a vacinação nesta terça-feira (21), nas Unidades de Saúde, para aqueles que tomaram uma ou duas doses do imunizante.
Em novembro de 2021, através da Nota Técnica do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), o Ministério da Saúde orientou que quem já havia tomado a dose (D1) do imunizante precisaria receber mais uma dose (D2) com a Janssen ou Pfizer, e nesta segunda-feira (20), fez o anúncio das novas doses (D3 e D4). A Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Nº 19/2022, regulamenta a vacinação contra a Covid-19, atualizando o esquema da Janssen, com intervalo de oito semanas entre as novas doses.
O imunizante já está disponível nas Unidades de Saúde. Veja como ficou a nova orientação:
-
18 a 29 anos: deverá receber um segundo reforço (terceira dose) quatro meses após o primeiro reforço,
-
30 anos ou mais: deverá receber um terceiro reforço (quarta dose) quatro meses após o segundo reforço.
A primeira dose de reforço (D3) será feita após quatro meses de intervalo entre a D2, e a segunda dose de reforço (D4), também deverá ser aplicada quatro meses de intervalo entre a D3. As doses de reforço poderão ser feitas com as vacinas da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. As gestantes e puérperas a partir dos 18 anos de idade podem receber o imunizante da Pfizer ou Coronavac.
De acordo com a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt, a imunização é muito importante. “Manter o esquema vacinal em dia é primordial para que a população se mantenha protegida. Os estudos epidemiológicos já mostraram que a vacina é eficaz, reduzindo a contaminação. Os números estão crescendo e os afetados são, principalmente, aqueles que estão com o esquema vacinal atrasado. Procurem as Unidades de Saúde e os postos de atendimento, conforme divulgado, e coloque a vacinação em dia. É preciso que a população se conscientize de que a pandemia continua e que os casos estão crescendo, numa média de mais de 200 casos por semana”, comentou.
Aracruz registrou nos últimos sete dias, 297 casos confirmados e três óbitos. Acumulados desde o início da pandemia, 34.914 aracruzenses já se infectaram com a Covid-19 e 277 vidas perdidas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte