Município vai realizar obras de construção do Creas e reforma e ampliação do CRAS em parceria com o Governo do Estado
O município de Aracruz vai realizar importantes obras na área social em parceria com o Governo do Estado, que vai realizar o repasse de recursos para a Construção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), no bairro Jequitibá, e para a reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Santa Cruz, que serão realizadas em parceria com a Prefeitura de Aracruz (PMA). Também será assinado o contrato para a Implantação do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), que será implantado na sede do Teatro Municipal.
O Creas vai possibilitar o município de ampliar o aumento da qualidade dos serviços de proteção social, especializados no atendimento de famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.). Neste espaço, o cidadão busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social que tem o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Para esta obra, que também tem uma contrapartida da administração municipal, o repasse do Governo do Estado será de R$300 mil.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Dileuza Marins, disse que os equipamentos públicos são um avanço para a área. “Com o CRAS e Creas, melhoraremos a rede socioassistencial de Aracruz a fim de atender as necessidades da população mais vulnerável que precisam ser assistidas. Além disso, iremos garantir às pessoas que possuem seus direitos violados, em locais acolhedores para que possamos atuar com profissionais qualificados nas tentativas para as resoluções dos problemas”.
Para o prefeito Dr. Coutinho, esses espaços são de extrema importância pelo valor social. “Esse é mais um investimento muito importante do Governo do Estado em Aracruz. Com essas obras, garantiremos melhores locais para que o público-alvo busque informações e serviços que lhes são de direito, além de garantir um atendimento e encaminhamento digno, de qualidade e respeito que o cidadão aracruzense merece. Ofertaremos atenção nas mais variadas situações, como ameaça, violência, abuso sexual, orientação, apoio especializado, entre outros, que são de direitos”, comentou.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!