Entenda como destinar corretamente o seu entulho

Sabemos que na natureza os materiais produzidos são naturalmente reciclados, o que não acontece com os resíduos produzidos pelo ser humano. O grande desafio hoje, além de rever hábitos de desperdício é pensar no consumo sustentável e encaminhar corretamente os resíduos produzidos pela população.
Em Aracruz a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) disponibiliza o recolhimento dos entulhos em vias públicas. É importante que o morador acompanhe nos canais oficiais da prefeitura o dia do recolhimento no seu bairro. Quem está construindo ou reformando um imóvel deve se responsabilizar pelo entulho como determina o Art. 367 e 394 da Lei 3.143/08. Para isso, é importante alugar uma caixa coletora de uma empresa e não descartar no lote ao lado ou na rua.
A assessora da Setrans, Francine Sousa, solicita aos moradores que respeitem o cronograma e depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para o seu bairro e que espere até a próxima data para realizar novamente o descarte. “O morador deve colocar seu entulho um dia antes dos serviços de coleta se iniciarem no seu bairro, pois depois que a máquina passar pela sua rota, ela só retornará no próximo cronograma, e nesse intervalo de tempo o morador poderá ser multado se mantiver os entulhos na porta de sua casa. As pessoas também devem ficar atentas para não colocarem seus entulhos na calçada, o que pode danificá-la ou impedir o tráfego dos pedestres”.
De acordo com o secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Almir Vianna, o descarte irregular de entulho e lixo em lotes baldios e áreas públicas é crime contra o meio ambiente e gera uma série de problemas para quem vive próximo ao local que o material é deixado. “O descarte incorreto provoca muitos problemas entre eles, proliferação de insetos e aumento do número de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya”.
A assessora ressalta ainda que a limpeza de terrenos particulares é de responsabilidade do proprietário. “A Prefeitura é responsável pela limpeza de praças, espaços públicos e vias públicas em toda cidade. Pedimos que as pessoas descartem de forma correta esse tipo de entulho”.
Almir Vianna destaca também que, em muitos casos, a população continua realizando o descarte irregular mesmo após a limpeza do terreno ou da rua. “Já registramos casos em que nossas equipes fizeram a limpeza em um dia e no outro a área já estava totalmente suja. Falta conscientização e, sobretudo, respeito para com as pessoas que moram próximas”.
A prefeitura conta com o Ecoponto, um espaço público destinado a captação de entulhos, onde cada pessoa deve levar pequenas quantidades de lixo. O Ecoponto está instalado na Fábrica de Manilhas, localizada no bairro Itaputera, e o recolhimento acontece das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Qualquer dúvida, o munícipe pode ligar para a Gerência de Limpeza Pública através do telefone: (27) 9 9741-8382.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada