Escola pública de Aracruz é escolhida para receber verba da SEDU

A “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal”, em Vila do Riacho foi uma das selecionadas na rede estadual de ensino para receber recursos financeiros da Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e custear projetos de aprendizagem. A escola Ermentina Leal foi escolhida na categoria sobre desenvolvimento da cidadania com o “Projeto Coleta Seletiva e Reciclagem” de autoria dos professores Paulo Roberto do Nascimento e Simone Oliosi Paulino. O projeto está em execução desde abril de 2008 e será concluído neste mês com alunos da 8ª série. O título do trabalho dos alunos é “Mudança de Hábito!”.
Segundo a diretora da escola, Magda Maria Barcellos, a proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir em uma mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental. “O interesse da escola em abordar a temática 'Mudança de Hábito!' foi trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo e a questão ambiental, que afeta a todos, porém com conseqüências desiguais para diferentes grupos sociais”, explicou.
Os projetos de aprendizagem têm objetivo de valorizar e estimular iniciativas do magistério da rede estadual, voltadas para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos e para fortalecer e inovar a prática pedagógica da rede estadual de ensino, reduzindo a evasão, a repetência e ampliando o rendimento escolar dos alunos envolvidos. A “EEEFM Ermentina Leal”, onde o projeto foi implantado, recebeu R$ 9 mil, recurso que deverá ser empregado na ampliação ou desdobramento do projeto. Os idealizadores do “Projeto Coleta Seletiva e Reciclagem” receberam certificado de participação. O valor máximo que será repassado pela SEDU para o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem é R$ 20 mil.
Para escolher os melhores projetos de aprendizagem, a Comissão de Avaliação e a Banca Avaliadora analisaram os projetos segundo critérios de relevância social do tema, seu caráter inovador, efetividade dos resultados, possibilidade de multiplicação da iniciativa, interdisciplinaridade, participação da família e da comunidade e a utilização dos recursos disponíveis na escola.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial