26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial

Com a expectativa de receber um grande público nos quatro dias de festa, a 26ª Expo Aracruz contará com o suporte das câmeras da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz, garantindo controle em tempo real da movimentação de todo o parque. A grande novidade deste ano é a inclusão do sistema de reconhecimento facial, que amplia a eficiência na identificação de pessoas e contribui para um ambiente ainda mais seguro para todos.
O sistema identifica e monitora pessoas em tempo real, contribuindo para a prevenção de crimes, localização de foragidos e maior controle em grandes eventos. Além de reforçar a sensação de segurança, o equipamento permite uma atuação mais rápida e eficiente das forças de segurança. Uma base para a equipe foi montada no local e os serviços estão sendo executados em parceria com o comando da Polícia Militar.
“Nossa gestão tem investido cada vez mais em segurança com o apoio da tecnologia, porque entendemos que tranquilidade e bem-estar são prioridades para os aracruzenses. E diante da grandiosidade da Expo, nada mais justo do que aplicar essas mesmas estratégias durante o evento, garantindo um ambiente seguro para todos”, destacou Higor Bandeira, secretário de Transformação Digital (STD) e responsável pela operação do sistema.
Segurança além da festa
Além do reforço na segurança da 26ª Expo Aracruz, o sistema de reconhecimento facial passa a funcionar de forma permanente em pontos estratégicos da cidade. Integrando-se à CISI, a tecnologia será um grande aliado do trabalho das forças de segurança, que ganham mais agilidade e precisão, garantindo mais tranquilidade para os moradores e ampliando a capacidade de prevenção e resposta a ocorrências em Aracruz.
Videomonitoramento
Atualmente, a CISI opera com 112 câmeras de videomonitoramento, contendo equipamentos que permitem visão em 360° e são itinerantes, podendo ser realocadas conforme a necessidade em diferentes pontos do município. No sistema de cerco eletrônico, quase 60 câmeras monitoram vias públicas, com capacidade para identificar todos os tipos de veículos, especialmente aqueles com restrições. Quatro dispositivos realizam a identificação semafórica, detectando avanços de sinal, infrações em faixas de pedestres e possíveis acidentes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização