Prefeitura de Aracruz intensifica prevenção contra infestação de mosquitos da dengue

Hoje (28) às 14h aconteceu na sala de reunião da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mais um encontro do Comitê de Assessoramento do Plano Municipal de Controle da Dengue em Aracruz. O Comitê tem como finalidade observar as estratégias estabelecidas pelos Planos Nacional e Estadual de Combate à Dengue frente às competências do Plano Municipal.
A mobilização dos funcionários da Prefeitura que acontecerá no próximo dia 05 de dezembro, a partir das 14h dentro da estrutura administrativa em busca dos focos do vetor da dengue é o primeiro trabalho que será realizado pelos multiplicadores no combate ao mosquito que será coordenado pela Seção de Vigilância Ambiental em Saúde (SVA) da Semsa que vai trabalhar em parceria com a Defesa Civil, Secretarias de Obras, Educação, Saúde, Infra-estrutura e Transporte, além de agentes de limpeza urbana e os apoios regionais.
As chuvas dos últimos dias e o calor são as preocupações para as equipes de controle da dengue. O tempo favorece a proliferação do mosquito, considerando as condições propícias e o índice de infestação de algumas regiões de Aracruz. De hábitos diurnos o mosquito transmissor da dengue, precisa de um mínimo de água parada para depositar seus ovos. Por isso as campanhas contra a dengue sugerem que se evite deixar água no prato dos vasos de plantas.
As ações de combate ao vetor da dengue serão descritos no Plano de Contingência de Mobilização Social de combate à dengue que contempla a formação de multiplicadores na capacitação de profissionais da rede de ensino municipal para que possam atuar dentre de sala de aula. Dessa forma capacitando os alunos para adotarem medidas preventivas contra a dengue em sua residência e comunidade. A SVA dará os subsídios necessários para a realização dos trabalhos. A capacitação atingirá também lideranças comunitárias para que criem a mobilização em sua comunidade. Além da capacitação dos profissionais de saúde: Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Saúde Ambiental (ASA) para que possam se adequar aos métodos estratégicos de abordagem dentro das comunidades sobre as ações de controle da dengue.
De acordo com o Gerente de Vigilância em Saúde da Semsa, Vicente Penteado Vizioli, quando a comunidade cobra medidas de combate à dengue, ela, se torna parceira eficiente para a realização de ações conjuntas. “Ao sermos cobrados pelas comunidades que sofrem ou que correm o risco de estarem sendo afligidos pela dengue começa a existir de cada cidadão um comprometimento maior de todos, Prefeitura com suas secretarias, órgãos e autarquias, as comunidades locais, defesa civil, entre outros”, finalizou.
Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas na Seção de Vigilância Ambiental em Saúde de Aracruz pelo telefone 3296-1365 ou na Seção de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3296-3080.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação