Reunião do “Saúde na Comunidade” é realizada em Barra do Sahy
Moradores da Barra do Sahy participaram de mais um encontro do projeto “Saúde na Comunidade”. A reunião foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Donatila Coutinho”, na noite desta quinta-feira (26), e contou com a presença da secretária de Saúde de Aracruz (Semsa), Rosiane Scarpatt, do vereador Jean Pedrini e de moradores locais.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Jayr Cordeiro”, atende oito bairros do distrito da Barra do Sahy e, durante o encontro, foram apresentados os dados referentes à Estratégia da Saúde da Família realizada no local. Os presentes tiveram conhecimento dos serviços oferecidos, identificação dos profissionais e suas atuações, além de tomar ciência do panorama geral da atenção básica da comunidade.
Nos três primeiros meses do ano foram agendadas 2.574 consultas e dessas, 168 pacientes não compareceram. O distrito atingiu 229 consultas realizadas com especialistas, como cardiologista, neurologista, ortopedistas e outros. Das agendadas nesse período, 81 pessoas não compareceram. Por lá, também foram realizados 1.134 exames e dos agendados, 557 faltaram.
“A reunião foi muito importante e traz benefícios aos moradores. A secretária explicou coisas importantes e muitos desses dados, não chegam para nós. Acho que momentos como esses deveriam acontecer mais vezes”, destacou Alaim Matosinho da Silva Filho, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Marta.
Para o vereador Jean Pedrini, que é morador da comunidade, é importante que a população demonstre quando não estiverem satisfeitos. “Quando os serviços não estiverem sendo realizados, nos informem. Tanto a gestão, como o vereador, tem a intenção de que as coisas sejam resolvidas”, disse.
Rosiane Scarpatt, secretária da Semsa, explicou que as reuniões são importantes para conhecer os anseios da população e oferecer um atendimento mais humano e de qualidade. “ O encontro é uma forma de retomar e melhorar a forma de atendimento nas Unidades de Saúde do município (US), que durante a pandemia, precisaram modificar a forma de atender. Mas, nesse período, já realizamos ações positivas para a comunidade, como a contratação de um assistente social e disponibilizamos atendimento com pediatra. E com o repasse de R$100 mil reais, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Evair de Melo, vamos reformar o espaço da US, que, por muitas vezes, não consegue prestar o atendimento de qualidade aos moradores, tendo em vista o crescimento da população”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"