2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (SEMSA), membros do ADE Piraquê-Açú, em parceria com a Estratégia Suzano de Educação - Projeto Fortalecimento dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação, com a Assessoria da Roda Educativa (CEDAC), participou nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), em Fundão, do 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú de 2025. Também estiveram presentes nesta formação representantes das cidades de João Neiva, Ibiraçu e Fundão.
Esse encontro teve como objetivo o compartilhamento das informações para a participação das equipes técnicas dos municípios envolvidos, dando continuidade às discussões sobre os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo, focadas nos anos finais do ensino fundamental. Vale ressaltar que já foram planejadas as ações do Programa Escola para as Adolescências, no período maio a novembro, garantindo assim, a trajetória e permanência escolar dos estudantes.
Os dirigentes apresentaram os planos de ações de suas secretarias, além de uma análise do processo de implementação da política Escola das Adolescências. Em um primeiro momento, foi retomado o filme ‘Saneamento Básico’, e em seguida, as ações que estão em andamento por dimensão da gestão educacional, como os recursos, espaços, tempo, pessoas, monitoramento e processos.
Além da sistematização do processo de implementação da política das adolescências, como as metas e os recursos, também foi feita uma revisão colaborativa e intersetorial do plano das secretarias municipais de educação (SME), os próximos passos, e os encaminhamentos e avaliações do dia. Os técnicos formadores da Educação ainda conversaram sobre as ações em andamento da Política Escola das Adolescências.
A secretária de Educação Jenilza Spinassé participou do encontro e destacou conhecer o empenho de todos envolvidos nesse processo. “Eu conheço o trabalho com a Roda Educativa e posso falar que todas as cidades envolvidas nessa causa estão tendo um verdadeiro compromisso de transformar a vida, por meio da educação, de nossos estudantes e de todos aqueles que dependem de nós. E para conseguirmos ainda mais resultados melhores, temos que manter esses encontros formativos, monitorando a aprendizagem e planejando ações intersetoriais. A nossa meta é contribuir para a trajetória de sucesso dos estudantes em especial de 8º e 9º ano para que nenhum estudante abandone os estudos”, disse.
Já a líder do ADE Piraquê-Açú em Aracruz, a pedagoga Giucirlene de Bortoli, destacou como essas práticas vêm contribuindo para o avanço da educação nas cidades que compõem o arranjo. “Esses dois dias foram fundamentais para que nós pudéssemos fomentar o fortalecimento do território educacional por meio de um trabalho integrado com todos municípios participantes. Neste ano, nosso foco são os estudantes dos 6º ao 9º anos, promovendo práticas pedagógicas que ampliam oportunidades de aprendizagem e contribuem para uma educação de mais qualidade. Com o programa ADE Piraquê-açú criaremos um arranjo colaborativo, o que, sem dúvidas, garantirá ainda mais avanços na educação”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização