Veículo roubado é recuperado com auxílio do sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Aracruz
Mais um crime solucionado com o auxílio das câmeras da Central Integrada de Segurança e Inteligência da Prefeitura (CISI). Na tarde desta quinta-feira (26), a CISI foi acionada pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom), após um veículo HB20 ser roubado no Centro da cidade.
Com as informações do crime, os operadores da CISI imediatamente buscaram imagens nos sistema que apontou o horário exato e direção do veículo, que seguia sentido Guaraná. Com as informações, a Polícia Militar montou um cerco na saída do distrito para que o veículo fosse recuperado.
Através da busca realizada no sistema, os operadores da CISI identificaram que um veículo modelo Gol, de cor branca, possivelmente estaria dando cobertura ao crime. Com o cruzamento de informações, a suspeita foi confirmada e a informação passada ao Copom.
“Ao analisar as imagens, nossa equipe teve a percepção que um outro veículo estaria associado ao roubo do HB20. Pesquisamos a placa no sistema, que em poucos minutos nos mostrou que os carros circularam pela cidade no mesmo horário após o crime. Com isso, informamos ao Centro de Operações da PM que direcionou os policiais para o local”, disse M.P.A.N. que atua como operador na CISI.
A ação resultou na recuperação do veículo roubado e na prisão dos indivíduos que estavam dando cobertura no crime e atuavam como motorista de aplicativo. Os criminosos foram identificados como moradores de Linhares.
“Sem as informações da Central, teríamos que fechar toda a região, um procedimento difícil de ser realizado. Mas, quando os operadores nos apontaram com exatidão a região, direcionamos as ações para o local. Outro ponto importante foi a análise da equipe na suspeita no carro de apoio. O videomonitoramento e cerco eletrônico fazia parte dos procedimentos padrão da polícia, mas, com a nova ferramenta, teremos mais eficiência em nossas ações”, destacou o capitão Balan do 5º Batalhão da Polícia Militar de Aracruz.
Para o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho, o investimento feito na Central, com equipamentos de ponta, já está obtendo ótimos resultados. “A inteligência e a agilidade do sistema em oferecer as informações, contribuiu para que os policiais pudessem, de forma estratégica, elucidar o crime. O nosso sistema já é referência no Estado, pois, investir em segurança e qualidade de vida nunca é demais”, comentou.
Mais segurança
As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos, com base no mapa de criminalidade disponibilizado pela Polícia Militar, como no Centro, onde se concentra um grande número de comércio, e nas principais saídas do município.
A comerciante Simoni Trivilin disse estar confiante no novo sistema, que irá contribuir com a diminuição da criminalidade no município. “Agora, com o sistema de segurança já instalado e em pleno funcionamento nas ruas de Aracruz, me sinto mais segura, prova disso foi a resolução de forma rápida deste caso”, pontuou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"