“Escola no Aricanga”: alunos do 7° ano da EMEF Ezequiel Fraga Rocha participam de visita técnica

Nesta semana, de terça-feira (17) a quinta-feira (19), oito turmas do 7º ano da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”, turnos matutino e vespertino, participam das ações do Projeto “Escola do Aricanga”, que são recepcionados pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Essa ação faz parte do Plano de Educação Ambiental da Suzano, que atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz, levando conhecimento e apresentando as características do parque. O objetivo é promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental com o contato direto na mata atlântica do parque.
Na tarde desta terça-feira (17), a gerente de Educação Ambiental, Eva Cordeiro, fez a fala de boas vindas aos estudantes. “Gostaríamos de agradecer a presença de cada estudante e dos professores que abraçaram esse projeto, que é feito pela Semam, em parceria com a Suzano. Todos os anos as escolas da Rede Municipal de Ensino têm a oportunidade de conhecer a unidade de conservação do Parque Natural Municipal do Aricanga ‘Waldemar Devens’, sendo que muitos estudantes nunca vieram aqui, pois vivemos em um município muito grande e, muitas vezes, não conhecemos o que tem aqui dentro”, disse.
Em seguida foi apresentado aos alunos o projeto “Meio Ambiente, sua Casa”, que neste ano está ofertando dois desafios com premiações. No primeiro desafio, os 20 primeiros alunos que fizerem uma selfie dentro do parque do Aricanga, e enviarem a imagem para o e-mail da Semam (semam.ea@aracruz.es.gov.br), ganharão um kit. Já o segundo desafio será a criação de uma mascote do parque, cujo desenho deverá ser deixado nos pontos de entrega (Supermercados Oriundi, Casagrande) e no prédio da Semam. Já nos distritos os desenhos podem ser entregues nos respectivos CRAS. Para esse desafio, a premiação será uma bicicleta.
Dando continuidade às apresentações, o biólogo Luan Damásio e o químico Rhisley Alcroennes da VB Ambiental passaram aos alunos tudo o que envolve o aprendizado sobre a biodiversidade do parque, como a ciência, biologia, história e geografia. “Isso que é educação ambiental. Esse conjunto transversal de conhecimentos acabam atravessando todas as áreas”, ressaltou Luan Damásio.
Após as falas iniciais, os estudantes puderam conhecer as trilhas do parque, adentrando em suas vegetações, e tendo verdadeiras aulas sobre o bioma que envolve o Aricanga. Na próxima semana será a vez dos alunos do 9º ano da EMEF “Paulo Freire'', totalizando 370 estudantes de ambas escolas. Diego Duarte, 12 anos, e Lavinha Da Vitória, 13 anos, que visitaram o parque pela primeira vez, falaram sobre o que aprenderam com as aulas no parque. “Fomos conscientizados sobre a importância em se preservar o verde, a natureza, respeitando os espaços dos animais, como não deixar nenhum lixo no local”, disseram.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal