“Prefeitura Sem Papel” economiza R$ 95 mil e evita uso de 118 mil folhas de papel com tramitação digital dos processos

Baseado nos pilares da economia, transparência e eficiência, que definem o “Prefeitura Sem Papel”, implantado no dia 4 de abril, a gestão já conseguiu ótimos resultados. No primeiro mês, os números já são satisfatórios: foram mais de 118 mil folhas economizadas em 2.375 processos protocolizados e uma economia de R$ 95 mil.
O principal objetivo do projeto é facilitar e desburocratizar os serviços, além de “zerar” o uso de papel, pensando no desenvolvimento econômico sustentável, transformando envio e recebimento de documentos, solicitações, protocolos e pedidos em um ambiente 100% on-line. Com a economia de 118.750 folhas que deixaram de ser impressas, 12 árvores foram salvas.
Além de oferecer mais agilidade, comodidade e segurança na abertura e acompanhamento de processos junto à administração municipal, o sistema traz uma economia de até 64% no custo de um processo digital em relação ao processo em papel.
Cerca de 200 servidores se capacitaram para utilizar a plataforma, que é totalmente via web, e permite o acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Os gestores irão assinar os documentos por meio da assinatura eletrônica/digital. Além disso, vários processos poderão ser despachados com uma única ação, reduzindo em até 80% o tempo de tramitação. Com a utilização do software “No Paper Cloud”, pesquisar, localizar, armazenar, protocolar e tramitar os processos ficou mais rápido.
Para a servidora Ana Paula Fracalossi Goulart, o sistema veio para facilitar. “Estou muito satisfeita com essa implantação do ‘NoPaper’, que veio para dar a devida celeridade na tramitação dos processos. Antes tínhamos que manusear o processo físico, levar até outras secretarias e, agora, com um único clique, ganhamos tempo para que possamos produzir e contribuir mais com o serviço público. É a eficiência e facilidade que precisávamos”, comentou.
“A modernização do serviço público, bem como a desburocratização, é um dos nossos focos. O ‘Prefeitura Sem Papel’ já é uma realidade que está trazendo inúmeros benefícios e economia aos cofres públicos. Estamos satisfeitos com o resultado, até porque se trata de uma comodidade para o munícipe e nos permite oferecer mais eficiência no serviço público. A mudança impacta diretamente a rotina dos servidores públicos que, após a implantação do sistema e treinamento, passaram a contribuir ainda mais para que os trâmites aconteçam com mais celeridade. A transformação por trás da substituição e facilidade na tramitação digital dos processos é um marco e algo primordial na gestão pública atual, além de proporcionar melhor qualidade na prestação dos serviços” disse o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental