Ouvidoria divulga Relatório de Gestão 2021: Participação do cidadão aumenta 75% em relação ao ano anterior

A Ouvidora-Geral do município divulga, nesta quarta-feira (26/01), o Relatório de Gestão 2021, que consolida dados relacionados às atividades de ouvidoria junto à Controladoria-Geral (CGM) ao longo do ano passado e reúne a análise das manifestações recebidas, quantitativos, principais motivos e apreciação dos pontos recorrentes.
O relatório registra o recorde de 1.768 manifestações recebidas em 2021, representando aumento de 75% em relação ao exercício anterior. A essas demandas somam-se outras 768 de anos anteriores, que não foram respondidas. Assim, no ano passado, totalizou 2.369 demandas tratadas pela Ouvidoria. Para o controlador-geral, Luís Fernando Mendonça Alves, o aumento da demanda significa que a população acredita no trabalho que a gestão tem realizado, de proporcionar maior efetividade no tratamento das manifestações dos cidadãos. “O cidadão tem percebido que a administração tem tratado suas demandas com mais respeito e por isso passou a participar mais nos canais de comunicação da prefeitura”, disse.
Melhorias na Ouvidoria realizadas em 2021
Durante o exercício de 2021, a Prefeitura de Aracruz (PMA) investiu na melhoria do trabalho da Ouvidoria para ampliar e qualificar a participação do cidadão:
• Lançamento da versão digital atualizada da “Carta de Serviços ao Cidadão”, um documento que tem o objetivo informar aos munícipes os serviços prestados na PMA, e como acessá-los e obtê-los. (Disponível em: (http://www.aracruz.es.gov.br/portaltransparencia/tr/9100.php)
• Implantação do novo Sistema de Ouvidoria: com design moderno, possibilitou uma gestão mais eficiente das informações e das demandas apresentadas pelos cidadãos, resultando em maior agilidade nas respostas aos munícipes. (Disponível em: http://transparencia.aracruz.es.gov.br/eOuvidoria.aspx)
• Implantação da pesquisa de satisfação na página da ouvidoria, onde o cidadão pode avaliar os serviços prestados pela Ouvidoria (Disponível em: http://transparencia.aracruz.es.gov.br/PesquisaSatisfacao.Lista.aspx?CanalAtendimentoId=2)
• Criação da “Cartilha da Ouvidoria”, que oferece informações e orientações, que vão ajudar o cidadão a compreender o que é, o que faz e como trabalha a Ouvidoria Municipal, além de ajudá-lo a acessar os serviços disponibilizados (Disponível em: http://transparencia.aracruz.es.gov.br/MostraArquivo.ashx?ArquivoId=2101)
No exercício de 2021, a PMA superou a meta estabelecida em seu Programa de Fortalecimento do Sistema de Controle Interno-SCI, tendo respondido 91,35 % das manifestações da Ouvidoria, incluindo as demandas de gestão anteriores que se encontravam paradas. São consideradas como respondidas as manifestações onde houve retorno de informações ao cidadão. “O principal desafio da Ouvidoria é demonstrar ao cidadão que sua participação é importante para a melhoria da gestão. Para isso, todas as demandas apresentadas são acompanhadas junto aos setores internos, para que a resposta seja enviada tempestivamente”, pontuou a ouvidora-geral, Regiane da Vitória.
Confira abaixo o Relatório de Gestão 2021.
Informações da Ouvidoria-Geral.
Texto editado por Thiago de Barros
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