Entenda quais são os grupos prioritários da Vacinação Infantil contra a Covid

Em Aracruz a vacinação infantil contra a Covid-19 começa nesta quinta-feira, 20 de janeiro, em todas Unidades de Saúde (US) do município, das 08h às 16h. Inicialmente a vacina será aplicada em crianças dos grupos prioritários, que são crianças indígenas e quilombolas, de 5 a 11 anos; crianças com deficiências permanentes, de 5 a 11 anos; crianças com comorbidades com Laudo Médico, de 5 a 11 anos; e crianças com 11 anos.
Serão estes os grupos vacinados na primeira etapa da Campanha de Vacinação Infantil Contra a Covid-19 em Aracruz. Depois, será a vez das crianças com 10 anos de idade, 09 anos, 08 anos, e seguirá assim, em ordem decrescente, até os 05 anos de idade.
Veja agora a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas crônicas
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Doença neurológica crônica
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática
Qual vacina será aplicada?
O imunizante utilizado será o da Pfizer, único autorizado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos.
E se meu filho tomou alguma vacina nos últimos dias?
Caso a criança tenha tomado alguma vacina do Calendário Nacional de Imunização, é necessário aguardar 15 dias para receber a dose da Pfizer contra Covid-19.
Terá segunda dose para crianças?
Sim. A segunda dose será aplicada com o intervalo de oito semanas (56 dias). Além disso, as crianças que completam 12 anos de idade entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com o esquema de vacinação com a dose pediátrica.
“Garantir a proteção para as crianças é mais uma etapa a ser vencida”
A secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, participou do ato simbólico que marcou o início da vacinação infantil no Espírito Santo, no último sábado (15). As primeiras crianças a serem vacinadas são moradoras da aldeia Boa Esperança, do povo Guarani. Rosiane disse que a vacinação infantil é um passo importante para o controle da pandemia e que “garantir a proteção para as crianças é mais uma etapa a ser vencida”.
“Os pais e responsáveis pelas nossas crianças sempre demostraram interesse e aderiram as campanhas das vacinas de rotina e com a Covid-19 não foi diferente, muitos estavam ansiosos com a chegada deste momento”, completou a secretária de Saúde de Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental