Aracruz começa vacinar crianças de 11 anos contra a Covid nesta quinta (20)

Meninos e meninas aracruzenses já podem comemorar. Nesta quinta-feira (20) a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) dará início a vacinação contra Covid-19 para todas as crianças de 11 anos de idade. A vacinação será em ordem decrescente, por isso quem tem 10 anos abaixo será vacinado na sequência. A primeira fase de vacinação neste grupo também inclui crianças indígenas, com deficiência permanente e as que possuem comorbidades, que tenham entre 05 a 11 anos, sendo necessária a apresentação de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.
As doses para as crianças são diferentes das aplicadas no restante da população e o imunizante utilizado será o da Pfizer, único autorizado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Caso o público tenha tomado alguma vacina do Calendário Nacional de Imunização, é necessário aguardar 15 dias para receber a dose da Pfizer contra Covid-19. A segunda dose será aplicada com o intervalo de oito semanas (56 dias). Além disso, as crianças que completam 12 anos de idade entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com o esquema de vacinação com a dose pediátrica.
Outro detalhe é que a tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos de vacinação.
“Os pais e responsáveis pelas nossas crianças sempre demostraram interesse e aderiram as campanhas das vacinas de rotina e com a Covid-19 não foi diferente, muitos estavam ansiosos com a chegada deste momento”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt. Rosiane ainda destaca que a aplicação das vacinas contra a Covid-19 tem garantido o avanço da doença e reduzindo expressivamente a mortalidade na nova onda de contágio. “Com esses resultados, garantir a proteção para as crianças é mais uma etapa a ser vencida”, finaliza.
Onde se vacinar
Pais e responsáveis devem buscar a Unidade de Saúde (US) mais próxima de casa, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Alguns pontos, como a US de Coqueiral, funcionarão em horário estendido, toda terça e sexta, das 07h às 20h.
Crianças indígenas
As primeiras crianças vacinadas no Espírito Santo são da aldeia Guarani Boa Esperança, localizada no litoral de Aracruz. Com autorização e acompanhadas dos seus responsáveis legais, Arthur da Silva Marinho, de 06 anos, e Lucimara Carvalho da Silva, 09 anos, receberam a dose da vacina na manhã deste sábado (15), em ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória. As crianças receberam a primeira dose da Pfizer/BioNTech.
A secretária de Saúde de Aracruz acompanhou a vacinação, junto ao governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, do secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes, do Cacique Toninho, da aldeia Boa Esperança e outras autoridades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental