Profissionais da rede municipal participam de Ciclo de Formação Afro realizada pela Semed

A Comissão de Estudos Afro-Brasileira (Ceafro), da Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz deu início no dia 22 de setembro, ao Ciclo de Formação Afro 2010 (GDP AFRO) sobre as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. A Formação Afro acontece de 15 em 15 dias, em horário extra de trabalho, na Sede - auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil - e no bairro Coqueiral - EMEF "Coqueiral" -, onde os participantes fazem reflexão sobre a Lei 10.639/03 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (Mec).
Durante os encontros a Ceafro orienta as escolas a desenvolverem propostas de trabalho, projetos e ações educativas relacionadas à determinação da Lei 10.639/03, onde são trabalhados os temas “Cultura Afro-Brasileira”, “História da África”, “Práticas Pedagógicas de Combate ao Racismo”, “Currículo”, “Infância e Juventude”, “Violência”, “Racismo e Cultura”. A Ceafro é coordenada pela pedagoga da Semed, Marluce Leila Simões Lopes e composta por professores e pedagogos com experiências em estudos e ações sobre educação afro-brasileira e africana, como os professores Yêdo de Menezes Freire, Josete Silva Miranda, Eliete Santiago e Cláudia A. Macedo Lobato.
De acordo com a coordenadora da Ceafro, Marluce Leila Simões Lopes, graças ao trabalho, sobretudo do Movimento Negro no Brasil, os desníveis entre brancos e negros passaram a ser finalmente questionados. “Foi da luta do Movimento Negro que nasceu a lei que tornou obrigatório, em todas as escolas do país o ensino de história e cultura afro-brasileira no âmbito de todo o currículo escolar. Contudo, a Lei Federal 10.639/03 sozinha não seria capaz de alterar as práticas racistas existentes no cotidiano das instituições de ensino. Era preciso um conjunto de ações e um setor responsável para gerenciá-las. Essa é a finalidade da Ceafro”, explicou a coordenadora.
Para a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, a formação possibilita um maior conhecimento acerca das questões relacionadas a Lei 10.639/03, dando condições de identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar preocupadas com a valorização da diversidade. “Combater o racismo e atitudes preconceituosas no âmbito escolar tornou-se obrigatório nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares do país com a Lei Federal 10.639/03”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (27) 3256-7608.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"