Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana

Na manhã desta quinta-feira (8), a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), em parceria com a Polícia Militar (PM), agentes de Postura e a equipe de Trânsito, realizou mais uma operação de zeladoria urbana, focada no recolhimento de veículos em situação de abandono.
A ação é parte de um esforço contínuo da gestão municipal para revitalizar espaços urbanos, reforçar o sentimento de pertencimento da população e garantir mais fluidez no tráfego. Moradores da região contemplada agradeceram a iniciativa, relatando que os veículos abandonados acumulavam sujeira e se tornavam esconderijos em áreas com circulação de crianças e famílias.
“Esses carros, frequentemente deixados em vias públicas por longos períodos, representam riscos à saúde pública, atraem focos de proliferação de doenças, além de contribuir para a sensação de insegurança nos bairros. A cidade precisa ser vivida em sua totalidade, com espaços seguros, limpos e organizados. O abandono de veículos não é apenas um problema de trânsito, é uma afronta à dignidade urbana e à vida em comunidade”, afirmou o secretário de pasta, coronel Ferrari.
O processo de retirada segue critérios técnicos, com notificações prévias aos proprietários dos veículos e prazos legais para remoção voluntária. Quando isso não acontece, a operação de recolhimento é autorizada para garantir o bem coletivo.
Segundo a secretaria, novas operações estão programadas para as próximas semanas. A população pode colaborar informando à Ouvidoria Municipal (clique aqui) sobre veículos aparentemente abandonados em sua região.
Lei nº 9.503, de 23 de setembro 1997 (Código de Trânsito Brasileiro)
Art. 279-A. O veículo em estado de abandono ou sinistrado poderá ser removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente do Sistema Nacional de Trânsito independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da regulamentação do Contran. (Redação dada pela Lei nº 14.599, de 2023)
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental