Secretaria de Turismo de Aracruz participa de oficina sobre o Mapa do Turismo
Com o objetivo de mobilizar e articular programas e ações para a abordagem regionalizada e para a gestão descentralizada do turismo, aconteceu essa semana na cidade de Jaguaré na oficina sobre o Mapa do Turismo com a participação de representantes de Aracruz e mais seis municípios que compõem a Região Turística do Verde e das Águas: Jaguaré, Conceição da Barra, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama.
Promovido pelo Ministério do Turismo e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) o projeto visa orientar os municípios no processo de atualização através das oficinas regionais. “Estar inserido no Mapa do Turismo significa comprovar a estruturação mínima de gestão voltada ao turismo e a partir disso poder participar dos projetos e programas da Setur nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação. Quanto mais municípios inseridos, mais desenvolvimento do setor nas regiões”, destaca o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.
“Estar inserido no Mapa do Turismo contribui para o desenvolvimento local por trazer uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, e uma maior possibilidade de recebimento de recursos do Ministério do Turismo. Outro ponto importante é a visibilidade da cidade. Seguiremos juntamente com o trade turístico e o Conselho Municipal de Turismo, buscando estratégias para desenvolvimento da atividade turística em Aracruz”, ressalta o secretário de Turismo e Cultura, Moisés Mercier.
A renovação do município no Mapa é anual e entre os critérios previstos na Portaria MTUR nº 41/2021 do Ministério do Turismo e na Portaria nº 001-R da Secretaria do Turismo, estão a exigência de um órgão municipal de turismo, conselho municipal de turismo e orçamento destinado ao fomento do setor.
Mapa do Turismo
O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério. Seu processo de atualização é contínuo e os gestores em âmbitos municipal, regional e estadual podem realizar o cadastramento do seu município, a qualquer momento, desde que observem os critérios estabelecidos. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regionais de turismo a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo e os órgãos estaduais de turismo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias