Programa Rio Doce Escolar: professores e gestores de Rede Municipal de Ensino terão formação em Educação Ambiental
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), será parceira do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), nas ações do Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce. Nesta última sexta-feira (21), a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, na companhia da diretora do CMEI Tia Anastácia, Rosieli Merotto Foletto, recebeu as visitas da Coordenadora-Geral do Projeto, Manuella Villar Amado e dos coordenadores Aline Nunes, Luciane Lima Vieira e Diego Suhet para dar início às conversas.
“A previsão é que as ações se iniciem no mês de novembro. Até lá, as partes envolvidas irão definir as agendas do programa, seu calendário, além de organizarem as escolas. Serão aproximadamente 40 instituições de ensino envolvidas, sendo que cada uma poderá receber um incentivo de até R$ 10 mil para cada Grupo de Trabalho (GT)”, explicou Jenilza.
O projeto é realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, em parceria com a Fundação Renova, Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) e faz parte do Programa 33 da Fundação Renova para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG.
Seu objetivo é realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas), localizados na região da bacia do Rio do Doce, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os professores e gestores que atuam nas escolas públicas do município de Aracruz terão a oportunidade de realizar formação continuada em “Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental” e “Especialização em Educação Ambiental”.
Os cursos têm como metodologia a formação de grupos de trabalhos (GTs), que atuarão no planejamento e execução de Projetos de Educação Ambiental em suas escolas. Com essa formação, o Ifes pretende articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a proposição de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026