Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio

Com foco no desenvolvimento regional e na força criativa das startups, o Programa Destino Futuro, de nível nacional, abre as portas para um salto tecnológico no setor turístico. Startups e empresas inovadoras de Aracruz têm até o dia 19 de maio para se inscreverem gratuitamente na iniciativa, que pretende conectar inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico em uma só trajetória.
Idealizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Embratur e o Porto Digital, o maior distrito de inovação do país, o programa representa um marco para o fortalecimento da competitividade do turismo brasileiro. O objetivo é fomentar soluções tecnológicas que modernizem o setor, especialmente nas regiões atendidas pela Sudene, e gerar impacto social, econômico e ambiental positivo.
Com investimento de R$ 2,8 milhões, o programa busca startups com propostas ousadas e viáveis, capazes de atender às demandas reais das micro, pequenas e médias empresas do turismo. A iniciativa promove a aproximação entre o ecossistema de inovação e o setor turístico, estimulando parcerias estratégicas e a criação de novas oportunidades em toda a cadeia produtiva.
O processo seletivo será realizado em três etapas decisivas:
-
Seleção inicial de 20 propostas inovadoras, alinhadas às necessidades do setor;
-
Apresentação dos projetos a uma banca avaliadora, que escolherá de 10 a 15 soluções para a fase de mentorias;
-
Seleção final de cinco propostas vencedoras, que receberão apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento e validação de suas soluções.
Cada uma das cinco duplas selecionadas terá acesso a mentorias on-line e poderá receber até R$ 560 mil para investir na prova de conceito (POC) e no desenvolvimento completo de suas tecnologias. Os projetos terão até 12 meses para execução, abrangendo todas as fases, da ideia ao impacto.
“O Destino Futuro chega como resposta direta a esse dinamismo, promovendo uma nova lógica de cooperação entre inovação e tradição. Mais do que um programa, é uma convocação à inovação com propósito. A expectativa é validar tecnologias, engajar startups e empresas do trade turístico, criar novos produtos sustentáveis e aumentar a competitividade internacional do Brasil no cenário global do turismo. Aqui em Aracruz, temos talentos incríveis, espírito empreendedor e uma cultura que valoriza a inovação. Se você tem uma solução criativa que pode transformar o turismo, essa é a hora de se inscrever e representar nossa cidade com orgulho. Para quem acredita no poder transformador da inovação, este é o momento. ”, comentou o secretário de Turismo e Cultura, Helder Tabosa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental