Profissionais do magistério fortalecem suas práticas de alfabetização com o "Diálogo Formativo"

A Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz realizou na última semana um Diálogo Formativo destinado a professores e pedagogos que estão ingressando nas turmas de alfabetização do 1º ao 3º ano. Ele foi mediado pelo Comitê Municipal de Alfabetização, em continuidade à Oficina de Alfabetização “Sem Segredos”, e ministrada pela professora Vanessa Lima Martins. O objetivo foi fortalecer as práticas pedagógicas, acompanhando efetivamente as turmas, e observando como esse processo vem acontecendo no espaço escolar.
Durante o encontro foi mostrada a importância da rotina semanal e o monitoramento da aprendizagem da leitura e escrita. O grupo iniciou as atividades por meio de uma roda de conversa com acolhimento e escuta atenta, onde os profissionais puderam retratar a realidade escolar que tem enfrentado, bem como as práticas que têm sido desenvolvidas em sala. A proposta trouxe um momento leve, descontraído, com conversas e dinâmicas que possibilitaram a interação e trocas de experiências entre os docentes.
“É fundamental colocarmos em prática as ações discutidas no diálogo formativo, pois isso ajuda a transformar teoria em experiência e prática, permitindo que os professores desenvolvam suas habilidades e compreensão de forma mais eficaz. A prática também oferece oportunidades para ajustes e melhorias com base na realidade da sala de aula. Posso afirmar que foi muito gratificante participar desse diálogo, pois esclareci dúvidas e encontrei caminhos para me ajudar a fazer um trabalho melhor” afirmou Ana Cristina Ribeiro da Silva, Professora da EMEF Placidino Passos.
Os professores avaliaram positivamente o encontro, pois o momento possibilitou o compartilhamento de ideias, dinâmicas e como avaliar e monitorar os níveis de escrita e leitura na alfabetização, bem como a importância da rotina no cotidiano da sala de aula. “Ouvir experiências nos acolhe e acalenta, também enriquece e direciona o nosso olhar para pequenas ações e adaptações que geram grandes resultados”, destacou Natali Lopes do Nascimento Tottola, professora da EMEF José Marcos Rampinelli.
As formadoras do Comitê de Alfabetização, Alfrediane Klauss, Benedita Sperandio e Vanderleia Suprani, concluíram que encontros formativos como estes, dialogam com as necessidades dos professores e são vitais para o aprimoramento da aprendizagem. Essas ações se prolongarão com as formações que ocorrerão durante o ano letivo, abordando temas de grande relevância para a alfabetização.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada