Prefeitura Sem Papel economiza 14 milhões de impressões e preserva 1.438 árvores

Publicado em: 10 de abril de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação
Prefeitura Sem Papel economiza 14 milhões de impressões e preserva 1.438 árvores

Em pouco mais de dois anos desde a sua implantação, o Prefeitura Sem Papel tem demonstrado resultados expressivos e transformadores na gestão pública. Com mais de 14 milhões de impressões evitadas, a iniciativa representa uma economia potencial de cerca de R$ 21,5 milhões aos cofres públicos e a preservação de 1.438 árvores, símbolo de um compromisso crescente com a sustentabilidade e a inovação. E nesta quinta-feira (10), o prefeito Dr. Coutinho recebe o prêmio de Prefeito Inovador 2025 por esse serviço, que foi um dos marcos da transformação digital da gestão.

Mais do que números, o Prefeitura Sem Papel é a expressão de uma nova era na administração pública municipal. Ao substituir documentos físicos por processos digitais, o município dá passos firmes rumo à modernização dos serviços, promovendo mais agilidade, segurança e transparência nos trâmites internos e no atendimento ao cidadão.

A transformação digital dentro da Prefeitura de Aracruz está caminhando para que um número maior de serviços sejam disponibilizados para o cidadão, buscando facilitar o dia a dia e promover a comodidade e celeridade da informatização que requer os dias atuais. Com a utilização do software “No Paper Cloud”, os gestores assinam os documentos por meio da assinatura eletrônica/digital. Além disso, vários processos são despachados com uma única ação, reduzindo em até 80% o tempo de tramitação. O sistema traz uma economia de até 64% no custo de um processo digital em relação ao processo em papel. 

O secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho, destaca o impacto da digitalização não apenas na economia, mas também na transformação da cultura organizacional da Prefeitura. “Essa foi uma das mudanças realizadas que moderniza o serviço público, reduz a burocracia e garante que o cidadão tenha respostas mais rápidas e eficientes. É uma conquista coletiva, que fortalece nossa gestão e reafirma nosso compromisso com a inovação sustentável. A modernização do serviço público tem sido nosso foco. Essa é uma comodidade que impactou a vida do aracruzense, seja ele cidadão ou empresário. A transformação digital está aí e se tornou primordial na gestão pública. Comemoramos os números expressivos e o sucesso da implantação do serviço à população”. 

Além da economia de recursos financeiros e naturais, a digitalização tem se refletido em ganhos reais para o crescimento econômico local. Com processos mais ágeis e previsíveis, o ambiente de negócios se fortalece, atraindo novos investimentos e estimulando o desenvolvimento de projetos com maior fluidez e controle.

Para o prefeito Dr. Coutinho, o Prefeitura Sem Papel é parte essencial de uma visão de futuro. “Estamos construindo uma cidade mais eficiente, sustentável e humana. Essa é, sem dúvidas, uma ferramenta poderosa nessa caminhada, pois torna a administração mais transparente e próxima das pessoas, ao mesmo tempo em que promove o uso inteligente dos recursos públicos. Um governo que funciona de forma ágil e moderna atrai confiança. Isso é o tipo de política pública que busca investimentos e estimula o empreendedorismo. Com isso, estamos construindo uma administração mais moderna, mais sustentável e, acima de tudo, mais próxima do cidadão. Receber o prêmio é, de fato, a convergência entre a inovação e crescimento sustentável”.

A economia ambiental, expressa em milhares de árvores preservadas, reflete também o compromisso da gestão com as futuras gerações. Com a tecnologia a serviço do bem comum, a Prefeitura reafirma seu papel como agente de inovação e responsabilidade.

O programa Prefeitura Sem Papel segue conectando departamentos, otimizando fluxos e inspirando novas iniciativas. Mais do que um sistema digital, trata-se de uma nova forma de pensar e fazer gestão pública: eficiente, acessível e com o olhar voltado para o cidadão e para o futuro.

 

Compartilhe em suas redes sociais: