ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora

Aracruz vem conquistando cada vez mais protagonismo no cenário nacional e internacional, atraindo empresas e investimentos que reforçam seu papel estratégico. Nesta segunda-feira (25) o Governo do Estado assinou o Plano Estratégico do ParklogBR/ES, um projeto que potencializa o desempenho logístico, econômico e social das instalações portuárias e outros ativos existentes na região.
Considerado o maior investimento em infraestrutura da história do Espírito Santo, o projeto soma mais de R$ 12,3 bilhões em aportes públicos e privados, reposicionando o estado como solução logística nacional e internacional. O plano abrange ainda os municípios de Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama) e reposiciona o Estado como uma solução logística de referência para o Brasil e o mundo, estabelecendo diretrizes até 2035. Entre as prioridades estão a modernização da infraestrutura, fortalecimento da governança, integração multimodal, formação profissional e incentivo à inovação.
O projeto também prevê a consolidação do Parklog como cluster logístico regional, expansão da retroárea e aproveitamento do potencial econômico e industrial do Espírito Santo.
“Esse plano estratégico é um divisor de águas para o Espírito Santo. Estamos construindo uma plataforma que une infraestrutura moderna, governança sólida e visão de futuro. Esse projeto não é apenas sobre logística: é sobre preparar nosso Estado para competir em nível global, atrair investimentos de qualidade, gerar empregos e qualificar nossa gente. É fruto de um esforço coletivo entre governo, municípios e setor privado, com um único objetivo: transformar o Espírito Santo em referência nacional em eficiência e desenvolvimento sustentável”, acrescentou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume.
O governador Renato Casagrande reforçou que o Espírito Santo já é referência para o Brasil em diversas áreas e pode se tornar ainda mais no que se refere ao comércio exterior. “Queremos ser a porta de entrada do mundo para o Brasil e a porta de saída dos produtos brasileiros para o mundo. Para isso, precisamos ser esse polo logístico que já estamos no caminho. Temos diversas obras na região, como a pavimentação de Vila de Riacho até Regência. Vamos iniciar ainda a implantação da rodovia de Bebedouro a Regência”, pontuou.
Com uma estrutura integrada, o ParklogBR/ES reúne três portos, três aeródromos, a primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) privada do País, além de ferrovias, rodovias e incentivos fiscais da área de abrangência da Sudene.
“A conclusão do Plano Estratégico do ParkLog marca um passo decisivo para Aracruz e toda a região. Agora, contamos com um direcionamento claro para atuar em parceria com o setor privado, avançando na construção de uma plataforma logística de excelência. Esse planejamento abre caminho para atrair novos negócios, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico regional”, disse José Eduardo Azevedo, secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz.
Para o prefeito Dr. Coutinho, o Parklog significa muito mais do que sediar um grande projeto logístico, é reafirmar o potencial da cidade como polo de desenvolvimento, de inovação e de oportunidades. “Estamos falando do maior investimento em infraestrutura da história do Espírito Santo, que vai reposicionar nosso Estado no cenário nacional e internacional, e Aracruz tem a honra de ser o município que acolhe esse projeto transformador. O Parklog vai gerar empregos, fortalecer a economia, atrair novas empresas e consolidar nossa vocação logística e industrial. Agradeço ao Governo do Estado, aos investidores e a todos que acreditam no nosso município. Aracruz está pronta para ser protagonista dessa nova era de desenvolvimento que se inicia hoje.”
Competitividade
A construção e operação das conexões entre o Parklog e a região produtora de grãos representam a primeira etapa para ampliar o acesso ao cerrado e ao noroeste de Minas Gerais, gerando resultados estratégicos significativos. Este novo trecho reforça a competitividade do corredor ferroviário que integra as regiões produtoras de Minas Gerais e do Centro-Oeste à Ferrovia Vitória a Minas e aos portos capixabas.
A nova infraestrutura eleva a velocidade operacional da ferrovia dos atuais 12–16 km/h para mais de 45 km/h, compatível com o ritmo da Ferrovia Vitória a Minas. Além disso, a variante possibilita uma redução de mais de 30% no consumo de combustível, contribuindo diretamente para a diminuição das emissões no transporte de cargas nacional.
Dentro desse novo conceito, a implantação da infraestrutura ferroviária aumenta imediatamente a capacidade da via, que hoje opera abaixo de seu potencial devido a custos pouco competitivos, passando de 10 milhões para mais de 25 milhões de toneladas por ano.
O Parklog ES
Além de Aracruz, municípios como Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama integram o Parklog ES, formando um complexo logístico central na nova rota estratégica do Brasil.
O Parklog ES reúne três portos: Portocel, Imetame e Vports, com áreas planejadas para expansão e integração multimodal, fortalecendo a competitividade da região.
A infraestrutura da região conta ainda com conexões viárias eficientes e com portos secos em Colatina e Fundão, que poderão ampliar a eficiência aduaneira e logística, tornando o complexo ainda mais estratégico para o escoamento de cargas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- Saiba quando a vacinação antirrábica estará no seu bairro
- Nova etapa de Beach Tennis acontece de 29 a 31 de agosto na Praia de Coqueiral
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla