Espírito Santo – O lugar onde eu vivo: alunos da EMEF Placidino Passos expõem belos trabalhos na VII Mostra Cultural
Mais de 980 alunos de 34 turmas da EMEF Placidino Passos participaram na manhã e tarde desta sexta-feira (4), da VII Mostra Cultural. O evento, cujo tema deste ano foi: “Espírito Santo – O lugar onde eu vivo”, vem de encontro com a culminância das atividades desenvolvidas durante todo o ano, sendo que a exposição retratou vários aspectos da cultura capixaba, dentre outros assuntos. Após dois anos sem o evento em função da pandemia, os estudantes elaboraram um belo acervo com os mais variados temas, retratando aspectos da literatura, da pintura, do relevo, da culinária, história do café, saneamento básico, ciência e tecnologia, conscientização quanto à gravidez precoce e as DST´s.
Devidamente ornamentadas, as salas de aulas retravam com muito detalhe cada assunto. "Aqui estamos demonstrando quanto custa um criar um bebê. Nossa ideia é conscientizar os alunos quanto a gravidez precoce ou indesejada. O que acarreta a falta de planejamento e as doenças transmitidas. Nesses gráficos por exemplo, é possível ver a realidade do estado e de Aracruz com relação ao aumento de casos, principalmente durante da pandemia”, explicou a professora de ciências do 8º ano, Aline Carme.
Eu estou falando sobre a energia e os fenômenos magnéticos. Com esse lápis magnético e esse globo terrestre estamos demonstrando o leviatron, que é um dispositivo que nos permite ver a levitação magnética. Este é o princípio que faz com que os trens possam viajam sobre os trilhos a grandes velocidades”, disse o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Matheus de Jesus Souza, 10 anos.
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia da secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, visitou todas as salas para prestigiar os trabalhos dos alunos, relatando a importância do estudo na vida deles. “Adorei tudo que vi aqui. É incrível como eles capricharam. São muitos inteligentes e demonstram isso na vontade de fazer e de passar seus conhecimentos, nos explicando com toda a atenção. Parabéns à escola, aos professores envolvidos e aos alunos. Isto daqui mostra como os estudos são importantes para a formação da cidadania. Vendo isso me dá vontade de sentar com eles e contar minha história de vida, de como enfrentei dificuldades para estudar e me tornar médico”, enfatizou o chefe do executivo municipal.
"Esses trabalhos representam tudo que foi desenvolvido durante todo o ano. Os professores formaram os grupos com os alunos para desenvolver os projetos relacionados à realidade do povo capixaba. Estou na escola há nove anos e esta é a sétima vez que desenvolvemos a Mostra Cultural. Isso pra mim é uma retomada após as cicatrizes que a pandemia nos deixou. Foram os próprios alunos que escolheram seus temas e as disciplinas. São com esses trabalhos diferenciados que percebemos o quão talentosos e habilidosos eles são. Isso me enche de orgulho”, destacou a diretora Regina Célia.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Oficina debate como o novo PAR pode fortalecer o regime de colaboração
- Especialista em neurociências, tecnologia educacional e psicanálise da criança e do adolescente palestra a professores, pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo