Encontro de Jovens Guarani em Aracruz busca fortalecer a conscientização sobre saberes ancestrais e o futuro das novas gerações
Aracruz recebe um grande evento de importância para as comunidades indígenas do Brasil. Jovens Guarani de diferentes estados se reunirão para o "Encontro de Jovens Guarani", com o tema "Conscientização dos Saberes e da Vida Futura". Delegações de jovens das aldeias do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo estarão presentes, trazendo consigo a diversidade cultural e as experiências de suas respectivas comunidades. O evento acontece de 24 a 28 de outubro a partir das 07h, na Aldeia Boa Esperança em Aracruz.
O encontro busca aproximar os jovens afim de estreitar o conhecimento e fortalecer a identidade cultural dos jovens Guarani, além de refletir sobre o papel dessas novas gerações na preservação dos saberes ancestrais e na construção de um futuro mais justo e sustentável para o povo indígena. Durante os cinco dias de atividades, serão realizados workshops, rodas de conversa, apresentações culturais e rituais tradicionais, com o intuito de incentivar a troca de experiências e fortalecer os laços entre as comunidades.
Entre os principais pontos de discussão, está o uso das novas tecnologias para a preservação e divulgação dos saberes tradicionais como: Demandas atuais das comunidades, protagonismo juvenil, educação diferenciada, saúde nas aldeias.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre Carnaval 2026 com shows, marchinhas e atrações para toda a família no litoral
- 9ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz apresenta projetos do Planejamento Estratégico para os próximos dez anos
- Prêmio Mais Professores – Valorização: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus são reconhecidos nacionalmente pelo excelente desempenho no Ideb 2024
- Mobilidade Urbana inicia notificação de veículos abandonados nas vias públicas
- Escola de Sabores: reality show consagra a alimentação escolar em Aracruz
- Aracruz amplia opções de planejamento familiar e se prepara para oferecer implante contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
- Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
- Mobilidade Urbana orienta usuários sobre uso seguro de transporte por aplicativos
- Idosos do Centro de Convivência participam de palestra sobre crimes cibernéticos e prevenção a golpes