Educação dá início às ações do Projeto Comunidade de Leitores

A Secretaria de Educação (Semed) promoveu nesta quarta-feira (19) uma cerimônia que simbolizou o início das ações do Projeto Comunidade de Leitores nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As atividades aconteceram em dois momentos: o primeiro, durante o turno matutino no Cmebti Esther Nascimento, em Santa Rosa, e o segundo, no turno vespertino, na Emefti Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá.
Em ambas ocasiões, compareceram a secretária da pasta Jenilza Spinassé, na companhia de sua equipe pedagógica, do representante da Editora Mixirica, Carlos Renato Martinelli e do autor Cleyton Passos, um renomado escritor de literatura infantil e infanto-juvenil, além de arte-educador e ator bonequeiro profissional. Esse momento foi marcado pela entrega simbólica das obras literárias adquiridas por meio de parceria com as editoras Mixirica e Pró Onda, que foram distribuídas a todas as escolas como incentivo ao Projeto Comunidade de Leitores.
O contador de história, que tem como lema de vida: “Lançar sementes de conhecimento no terreno fertilizado com alegria”; fez uma belíssima apresentação de teatro com seus bonecos aos estudantes, incentivando-os à prática da leitura de uma forma lúdica e divertida. “Em minha vivência, esse teatro de bonecos, é uma extensão de meu trabalho com as letras, assim como as contações de histórias e os livros que escrevo. Isso tudo serve como uma ponte para que as crianças se sintam interessadas em conhecer o universo da literatura, que não é somente lúdico, sendo que todo conhecimento e saber da humanidade estão nos livros. Por isso, o hábito da leitura é muito importante para que esses pequenos possam crescer de uma forma diferente”, enfatizou.
Ainda de acordo com o autor, que segue esse caminho há 30 anos, o hábito da leitura chega ser mais importante do que estudar, pois não há como estudar sem saber ler. “Como conseguir estudar e aprender sem saber ler e interpretar, não somente os livros, mas sim vida? A literatura é essencial para todos nós, e nesse tempo, já vi muitos resultados. Tem crianças que já me viram há 30 anos, e que hoje levam seus filhos para me acompanharem. Fico muito feliz em ver que isso trouxe um impacto em suas vidas, fazendo com elas se sintam com vontade de quererem conhecer a arte e a literatura, que são um portal enorme para a arte educação”, completou.
Além da apresentação do autor, as escolas, que estavam devidamente ornamentadas ao caráter da leitura, com exposições de trabalhos dos estudantes, também tiveram exibição de canto das crianças, e de dinâmicas que exploraram a questão tato sensorial. Alguns alunos, inclusive o escritor Cleyton Passos, tiveram seus olhos cobertos, para que, com os pés, pudessem identificar em que estavam pisando.
A secretária Jenilza Spinassé agradeceu sua equipe gestora pelo sucesso do projeto que leva aos estudantes todo o suporte necessário para o incentivo à leitura. “Todo esse lindo momento que estamos vivenciando foi promovido por nossas equipes de professores, pedagógica e administrativa, sendo uma liderança que acredita que a escola faz diferença na vida de nossos pequenos, e este momento serve justamente para mostrar a todos vocês que a leitura faz a diferença, pois quem lê, dá asas à imaginação”, enfatizou.
Neste ano, o Projeto Comunidade de Leitores, em parceria com as Editoras Mixirica e Pro Onda, disponibilizará aos estudantes da Rede Municipal de Ensino 540 exemplares diferentes para atender todos os gostos de leitura. É por meio dele que a escola se transforma em um espaço no qual a leitura faça parte da rotina dos estudantes de forma prazerosa, não sendo destinado apenas aos educandos, pois envolve também a transformação dos modos de leitura de professores, além de aproximar os demais funcionários da escola, envolver os próprios pais, jovens e adultos da comunidade nesse “clima leitor”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Saúde: Aracruz inicia serviço de Fisioterapia Domiciliar em parceria com Amigos da Justiça
- Moradores do Residencial Barra do Riacho devem comparecer à Caixa para assinatura de novos contratos
- 3º Simpósio Capixaba de Neurociências, Educação e Autismo promove intercâmbio de saberes entre profissionais da área
- Saúde: 7ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025.
- Tradicional festa das crianças reúne famílias e muita animação em Aracruz
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana