Cultura: evento de grande potencial mira o município

Na tarde desta segunda-feira (14), uma equipe do Ministério da Cultura (MinC), junto a secretaria de Estado da Cultura e as Secretarias Municipais de Turismo e Cultura e Gestão Estratégica estiveram presentes no gabinete do prefeito para tratar do evento de grande potencial para o município, a Teia Cultural.
Promovido pela MinC, a Teia Cultural tem como principal objetivo reunir os Pontos e Pontões de Cultura de todo o Brasil, fortalecendo a articulação da Rede Cultura Viva. Trata-se de um espaço de encontro, intercâmbio, formação e celebração entre os diversos agentes culturais que atuam nos territórios com base nos princípios da cultura como direito, cidadania e diversidade.
A Teia é marcada por apresentações artísticas e culturais dos Pontos de Cultura, oficinas, rodas de conversa e seminários, debates sobre políticas públicas culturais, especialmente as relacionadas ao Programa Cultura Viva, troca de saberes e vivências entre os agentes culturais de diferentes regiões do país. O evento é simbólico por representar a conexão entre as iniciativas culturais da base da sociedade, promovendo o reconhecimento e a valorização da cultura popular, tradicional, urbana e periférica.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, falou um pouco sobre o evento. “Hoje, estamos em mil e seiscentos municípios no Brasil, uma rede nacional de pontões no Estado do Espírito Santo e estamos tecendo esse teia que não é precisamente um evento, ela é um processo. Já estamos estudando toda a logística da cidade, como rede de hotelaria para a equipe que vai trabalhar nos três dias avaliando os perfis de atividade como o Parque de Exposições, visitando os hotéis e tudo mais”.
O diretor de Política Nacional de Cultura Viva, João Paulo Pontes e Silva ressaltou o que é a Teia. “Vamos ter uma delegação internacional bem grande que envolve 14 países do espaço hiperamericano que contempla América do Sul, Latina e Espanha. Então justamente pela presidência da Márcia também estamos prevendo trazer pontos de cultura deses diferentes 14 países que terá importância cultural”.
Jeesala Coutinho, secretária de Gestão Estratégica apresentou o município e e sua diversidade cultural. “Fico muito honrada em recebê-los e ver a potência dessa parceria. Aracruz hoje está caminhando para um futuro glorioso, nós somos o único município que possui uma área preservada pelos povos originários e essa rica cultura em nosso meio é importante por que nos mostra como Aracruz pode ainda ser mais rico e colocar o município no mapa Mundial de Cultura”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental