“Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais

Publicado em: 02 de maio de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
“Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sete Anões, localizado no bairro Vila Nova, promoveu nesta última quarta-feira (30), a abertura oficial do projeto “Comunidade de Leitores”. Na ocasião, as crianças dos turnos matutino e vespertino participaram de uma bela apresentação da história do Sítio do Pica Pau Amarelo. Até o momento, a escola já realizou a divulgação do projeto por meio de bilhetes e vídeos encaminhados às famílias, arquivos de fotos do primeiro semestre. Todas as salas são organizadas com cantinho de leitura, sendo que também já foi adquirido uma mala para decorar.

Como abril foi um mês de comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, a abertura das ações foi realizada com o musical “Emília”, de Monteiro Lobato.“Sou uma apresentadora de histórias. Sai de dentro de um livro muito legal, escrito por uma pessoa, que no final, vocês irão conhecer. Quem é o escritor dessa história que nós viemos contar hoje? Vamos falar do Sítio do Pica Pau Amarelo, onde histórias vêm e vão. E neste cenário tão belo que montamos, venham ver o que é que tem. Tem uma boneca de pano que parece que tem pilha. Ela é serelepe e tagarela. Seu nome é Emília”, destacava a apresentadora

Já neste mês de maio as ações estão voltadas para a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. “Nós planejamos rotinas com o tema povos originários e um momento social voltado para esta cultura. E ao longo do ano desenvolveremos as demais ações já planejadas. Uma delas, que envolve muito as famílias, é a Sacola Literária. Trata-se de uma ação que visa incentivar a leitura compartilhada entre as crianças e seus familiares”, explicou a pedagoga Rosângela Ramos. 

Essa sacola é decorada e enviada para a casa de cada criança, contendo um livro, um estojo (com lápis, caixa de lápis de cor e canetinha), atividades relacionadas e orientações para uma experiência de leitura enriquecedora. “É visível o impacto positivo dessas iniciativas, pois as crianças mostram-se mais participativas, curiosas e confiantes. Muitas delas, que antes tinham pouco contato com livros, agora demonstram interesse em ler para os colegas, criar histórias e até sugerir novos títulos”, disse Rosângela.  

O projeto Comunidade de Leitores é uma ação institucional proposta pela Secretaria de Educação (Semed) às escolas da Rede Municipal de Aracruz. Ele acontece durante o ano letivo com práticas que incentivam a escuta, a escrita e a leitura de diversos gêneros textuais. “Desde os primeiros dias de aula, percebemos o brilho nos olhos das crianças ao explorarem os livros, folheando as páginas com curiosidade e fazendo descobertas que vão além das palavras”, ressaltou a diretora Dilza Rui.

Ainda de acordo com Dilza, o desenvolvimento do projeto seguirá até o mês de novembro, com ações planejadas para fortalecer o vínculo das crianças com os livros e a prática leitora. “Estão previstas ações como organização de um portfólio, momento Social com abertura e encerramento, tenda literária, cantinho de leitura, mala viajante, sacola literária, além de mural de registro de fotos. Nestes momentos buscamos valorizar a escuta, a expressão e o protagonismo das crianças, respeitando seus tempos e interesses”, completou.

Para a escola essa ação tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de fortalecer habilidades como a empatia, a imaginação e a autonomia. “Esta proposta não é apenas um projeto de leitura. É também um espaço de construção de identidade, pertencimento e encantamento com o saber. E é justamente por isso que seguimos motivados, certos de que estamos cultivando leitores para a vida toda”, finalizou a diretora.

Compartilhe em suas redes sociais: