Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro

Publicado em: 13 de outubro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro

O último sábado (11) foi de muito aprendizado e troca de experiências para os participantes do  1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários, realizado na Aldeia Córrego do Ouro. Promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), em parceria com a Associação Indígena Tupiniquim de Comboios (AITC), a iniciativa reuniu produtores, técnicos, lideranças indígenas e representantes de instituições parceiras. 

A novidade do evento, foi que, pela primeira vez em Aracruz, uma aldeia indígena sediou um Dia de Campo. O objetivo do evento foi de promover o compartilhamento de conhecimentos e o aprimoramento das práticas de cultivo do café conilon, uma das principais culturas agrícolas da região, realizada pelos povos originários. Um importante passo no fortalecimento da agricultura indígena e na valorização das comunidades produtoras.

“A ideia de realizar o Dia de Campo em uma aldeia indígena foi de destacar que os povos indígenas sabem produzir e produzem com sustentabilidade. Além de ser uma excelente oportunidade de conhecermos o potencial das terras indígenas, de socializar com outras aldeias o sucesso que vem sendo alcançado em Córrego do Ouro e de pensar na possibilidade de replicar essas experiências em outras comunidades e terras não indígenas”, destacou Almir Vianna, secretário de Agricultura de Aracruz. 

A programação teve início com a palestra  “Cenário do Café Conilon na terra indígena Comboios”, que ressaltou a necessidade de adotar medidas de segurança e cuidados com a saúde do trabalhador rural, mostrando o papel dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como ferramentas essenciais para garantir uma produção sustentável e segura.

Após o momento de aprendizado teórico, os participantes seguiram para as atividades práticas em campo, divididas em quatro estações temáticas, onde foram abordados temas voltados para a importância de polinizadores na cafeicultura, o uso de EPI na cafeicultura, pulverização com drones e o uso do mulching na cafeicultura. 

“Foi uma honra e alegria recebermos todos em nossa comunidade. Este evento trouxe mais visibilidade às atividades que desenvolvemos aqui e mostrou que o que produzimos pode servir de exemplo e inspiração para outras propriedades. Seguimos firmes, com o esforço da nossa gente e o apoio das autoridades, fortalecendo cada vez mais o nosso trabalho”, destacou Josinaldo Coutinho, presidente da Associação Indígena Tupiniquim de Comboios (AITC). 

A secretaria de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, enfatizou que administração vem desenvolvendo ações para fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão dos povos indígenas. “Cada secretaria tem refletido de que forma pode contribuir para apoiar e desenvolver as comunidades indígenas, de acordo com suas especificidades e potencialidades. A realização deste Dia de Campo é um exemplo concreto desse compromisso, integrando as ações planejadas e reforçando a importância da participação e do protagonismo indígena no desenvolvimento sustentável de Aracruz”, disse. 

Para o prefeito Dr. Coutinho, a realização do Dia de Campo reforça o compromisso da gestão em apoiar e fortalecer a agricultura nas comunidades indígenas. “Os povos originários têm um papel fundamental no desenvolvimento sustentável de Aracruz, e reconhecer essa importância é valorizar nossa história, nossa cultura e o futuro que queremos construir juntos”,  finalizou.

Compartilhe essa notícia: