Aracruz moderniza e fortalece a rede socioassistencial com novo Sistema de Gestão do SUAS

Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) participaram, na manhã desta quarta-feira (25), do lançamento oficial do novo Sistema de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em cerimônia realizada no Centro de Convivência dos Idosos (CCI). A iniciativa marca mais um passo importante da gestão municipal rumo à modernização, inovação e eficiência dos serviços socioassistenciais.
O novo sistema representa um avanço significativo na forma como a assistência social é gerida no município, oferecendo mais agilidade, segurança e integração das informações da rede socioassistencial. A proposta é tornar o atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social ainda mais eficaz, alinhado às demandas da sociedade atual.
Para garantir o uso pleno da nova ferramenta, os servidores da assistência social passarão por cursos de capacitação durante os próximos 15 dias. As formações visam orientar os profissionais sobre todas as funcionalidades do sistema, promovendo uma transição eficiente e segura.
Durante o evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, destacou a importância da nova ferramenta para os servidores e para a população. “A implementação do novo sistema exige o comprometimento de todos nós na alimentação correta e constante das informações. Só assim conseguiremos garantir que os dados reflitam a realidade do nosso território e orientem ações mais eficazes. Esse processo é fundamental para qualificar o atendimento, fortalecer a rede e garantir que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa. Essa transformação digital na política da assistência social vem para facilitar o nosso trabalho, garantindo mais transparência”, disse.
“Sabemos que toda mudança traz desafios. Mas a implantação desse novo sistema representa um avanço necessário para construirmos uma gestão mais integrada, eficiente e orientada por dados reais. Cada servidor tem um papel fundamental nesse processo. Alimentar o sistema corretamente não é apenas uma tarefa administrativa, é uma ação estratégica que impacta diretamente na qualidade do serviço que entregamos à população. Essa transição do papel para o digital já é realidade em muitas instituições e, ao utilizarmos, percebemos o quão ágil e mais fácil para atuarmos de forma segura e transparente. Quando todos fazem sua parte com responsabilidade e compromisso, conseguimos transformar informações em soluções e dar respostas mais rápidas e precisas às demandas sociais do nosso município. Esse é um momento de crescimento coletivo”, destacou a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da política de assistência social ao promover um momento estratégico de integração e qualificação dos profissionais do SUAS, simbolizando o início de uma nova etapa pautada pela modernização, responsabilidade e aprimoramento dos serviços prestados à população.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental