Aracruz mais verde: Meio Ambiente inicia contrato de paisagismo para praças, rotatórias e áreas públicas

A cidade de Aracruz está dando mais um passo rumo ao desenvolvimento urbano sustentável e à qualidade de vida da população. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vai assinar a ordem de serviço do novo Contrato de Implantação e Manutenção de Paisagismo para áreas públicas, como praças, rotatórias e outros espaços urbanos, nesta quinta-feira (5), às 8 horas, no Trevo da Central de Ambulâncias.
O momento simbólico será marcado com o plantio de mudas na entrada da cidade, um dos principais acessos ao município e que agora receberá atenção especial com a nova política de paisagismo.
Com o crescimento urbano de Aracruz e a constante transformação dos seus espaços, a Prefeitura entendeu a necessidade de revisar o planejamento paisagístico e ampliar os cuidados com as áreas verdes da cidade. Antes realizados exclusivamente por equipes próprias e com plantas do Viveiro Municipal, os serviços agora serão reforçados com uma estrutura especializada, que trará agilidade, alcance e mais qualidade ao trabalho, haja vista a expansão das áreas que precisam ser jardinadas.
“Além da valorização estética da cidade, o paisagismo urbano tem impacto direto na saúde, bem-estar e no meio ambiente. Ambientes arborizados e com vegetação bem cuidada promovem conforto térmico, reduzem as chamadas ‘ilhas de calor’ e aumentam a permeabilidade do solo, prevenindo alagamentos e garantindo o equilíbrio ecológico nos centros urbanos”, comentou o gerente de Arborização, Fabrício Rosa.
Segundo o secretário da pasta, Aladim Cerqueira, esse contrato representa uma evolução na forma como cuidamos da cidade e queremos para os próximos anos. “Não é apenas uma questão visual ou estética. A vegetação urbana tem papel fundamental no controle da temperatura, na retenção de água da chuva e na melhoria da qualidade do ar. Aracruz está investindo em infraestrutura verde, que é tão essencial quanto o asfalto e/ou áreas concretadas. Nossa equipe técnica vai atuar com critérios ambientais bem definidos, focando em espécies adequadas, manejo correto e conservação contínua das áreas revitalizadas", explicou.
O novo paisagismo também será um diferencial no dia a dia da população. Com mais praças, canteiros e áreas públicas arborizadas, os moradores terão ambientes acolhedores para convivência, lazer e descanso, o que, segundo estudos, influencia positivamente na saúde mental e emocional.
"Nós queremos uma cidade bonita, mas também uma cidade que abrace as pessoas. Está mais do que comprovado que o contato com a natureza traz inúmeros benefícios à saúde, principalmente à saúde mental. Esse investimento vai muito além da jardinagem, estaremos, também, cuidando do bem-estar da população, principalmente das crianças, dos idosos e de quem vive o dia a dia do município. Precisamos acompanhar o desenvolvimento econômico, urbano, e ter o mesmo olhar para o meio ambiente", afirma o prefeito Dr. Coutinho.
Com essa iniciativa, Aracruz segue construindo uma cidade mais humana, sustentável e preparada para o futuro, onde o verde não será apenas um detalhe, mas parte essencial dos aracruzenses.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental