3º Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência discutiu Políticas Públicas em âmbito municipal

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Aracruz (CMDPD), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) da Prefeitura, promoveu na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Municipal, o 3º Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo tema foi: “Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no Âmbito Municipal”.
Na abertura do evento, em um momento muito especial, os alunos da APAE de Aracruz fizeram uma bela apresentação musical do projeto “Cantando as diferenças”. Em seguida, o presidente do CMDPD, Sr. Valdinei Tavares fez uma fala de boas vindas e falou dos objetivos do fórum. “Sejam bem-vindos e obrigado pela presença de todos nesse momento tão especial. Queria agradecer o apoio da prefeitura que vem fortalecendo nossa campanha no dia a dia, cujo objetivo é garantir os direitos dos nossos deficientes. Para chegarmos até aqui, e realizarmos este terceiro fórum, nosso conselho atuou muito e com dinâmica junto ao poder público e as instituições privadas, cumprindo com seu plano de ação”, ressaltou.
Ainda de acordo com Valdinei, não se sabe o número exato de pessoas com necessidades especiais no estado e no município. “É importante levantarmos esse quantitativo para termos uma estatística mais aprimorada, e assim, levarmos os atendimentos necessários às pessoas. No último sábado (7), por exemplo, foi realizado uma grande força tarefa que nos ajudou muito, porém eu sei que podemos fazer muito mais”, pontuou.
Em seguida o prefeito Jones Cavaglieri falou da importância em dar continuidade às ações de atenção às pessoas com necessidades especiais. “Este fórum é de extrema importância para darmos continuidade aos trabalhos e enxergar mais essas pessoas, e o município tem essa preocupação, apoiando em várias situações para facilitar a vida delas”, disse.
O prefeito aproveitou a oportunidade para passar alguns dados da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a realidade das pessoas com necessidades especiais. “De acordo com a ONU, hoje 10% da população mundial tem alguma deficiência, e no Brasil são 6,2% da população, sendo ela auditiva, visual, física e intelectual. Aqui em Aracruz estamos fazendo nosso trabalho com a preocupação de dar mais condição de inclusão na sociedade”, frisou.
Acessibilidade
O chefe do executivo lembrou que o Governo Municipal já realizou várias obras que estão beneficiando a acessibilidade. “Já construímos 18 mil metros quadrados de calçada cidadã em 40 espaços públicos, além de 80% das nossas escolas municipais já contarem com banheiros adaptados para nossas crianças. Estamos trabalhando para dar ainda mais essa inclusão”, finalizou.
Após as falas das autoridades o APAE de Aracruz ainda apresentou as especificidades da instituição, suas visões, e objetivos. O evento fez parte das ações educativas realizadas em favor das Pessoas com Deficiência, sendo que no dia 20 de novembro foi realizado um Curso de capacitação para os conselheiros CMPD, e no dia 02 de dezembro os conselheiros realizaram uma panfletagem na Praça São João Batista, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa