Mucuratá II e Cachoeirinha escolhem pertencer à Aracruz

Uma questão político-territorial histórica começa a ter desfecho. Na noite da última terça-feira (05) as comunidades de Mucurata II e Cachoeirinha, da região de Biriricas, decidiram se integrar definitivamente ao território de Aracruz. Por estarem localizadas no limite de dois municípios, as localidades viviam um impasse entre pertencer a Aracruz ou a Fundão.
Ainda durante a audiência pública o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri e o prefeito de Fundão, Joilson Rocha Nunes (Pretinho), assinaram um Protocolo de Intenções, confirmado o compromisso em prosseguir com os encaminhamentos necessários para ajustar o limite político entre os municípios.
Até então, os locais pertenciam politicamente a Fundão, porém, todos os serviços prestados, como educação, saúde e manutenção de estradas, era de responsabilidade de Aracruz. Assim, o objetivo da audiência foi ouvir a opinião e tirar dúvidas da população, e também adequar a Lei, fazendo com que as regiões de Mucuratá II e Cachoeirinha pertençam à Aracruz.
“Nós respeitamos a decisão das comunidades e vamos nos esforçar para atendê-los e nossa gestão será voltada, também, para essas duas regiões. Já oferecemos serviços para as comunidades, e vamos intensificar ainda mais os trabalhos”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Além de representantes das duas Prefeituras Municipais, a audiência pública também contou a presença do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que apresentou ao público um estudo geografico da região. Os vereadores Toni Loureiro e Carlito Candin, o presidente da Câmara de Vereadores de Fundão, Eleazar Ferreira Lopes, e moradores de Mucurata II e Cachoeirinha também compareceram à audiência pública.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio