Secretaria de Infraestrutura e Transportes de Aracruz intensifica limpeza de valas no município

A Secretaria de Infraestrutura e Transportes (Semit) da Prefeitura de Aracruz realiza no município um trabalho intensivo para limpeza de valas. A ação é consequência da demanda gerada pelo lixo atirado nestes locais, que prejudica o escoamento. Desde o início do trabalho, no começo de julho deste ano, a Semit computa aproximadamente quatro quilômetros limpos de valas, de eficácia comprovada pelos técnicos que constataram a melhoria na drenagem de águas pluviais e diminuição de alagamentos com chuva mais intensa. Dentro das metas da secretaria, as equipes já limparam as valas dos bairros Guaxindiba, São Marcos, Vila Nova, Jardins e Morobá. Nessas localidades foram retiradas mais de 700 toneladas de lixo, junto com entulho e mato. Nos próximos dias a limpeza ficou agendada para os valões dos bairros Clemente, Fátima, Itaputera e Santa Luzia.
Para o secretário da Semit, Paulo Neres, o destaque dessa ação de limpeza, que é mais intensa, revela uma importância que previne uma reação em cadeia. “Esse trabalho é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos. É por isso que nós, na Semit, temos feito essa ação tão incisiva nessas galerias, realizando uma limpeza que jamais tinha sido feita em Aracruz, em tantos locais em um curto período de tempo. Isso não é só tratar o visual dos bairros, mas praticar a prevenção. Isso é promoção da saúde. Com essas limpezas nós asseguramos o escoamento das águas, que regula a drenagem, que por sua vez evita alagamentos e consequentemente o mau cheiro e a proliferação de mosquitos”, explicou Neres.
Segundo Neres, Aracruz tem sofrido com os detritos jogados nas ruas, que são arrastados pelas chuvas e entopem tubulações, bocas de lobo e causam o assoreamento de valas e canais. Por isso é que o secretário lembrou a importância da conscientização: “É necessário ressaltar que a responsabilidade pelas ruas da cidade não é apenas do poder público, mas de todos nós, cidadãos. Por isso a sociedade deve se unir para garantir a limpeza urbana de Aracruz, não só por parte da prefeitura, mas observar quem não faz a sua parte. O saco plástico ou a garrafa peti jogada na rua, durante a chuva, vai impedir que a rede de drenagem possa escoar a água. Aí, a mesma pessoa que jogou o lixo, vai sofrer com o entupimento da vala”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / agiacomin@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial