Segundo Seminário Integrar apresentou novas possibilidades de inovação e economia para Aracruz
O mundo de ideias e inovações está em constante mudança. Empresas do passado, hoje dão lugar a novos negócios que parecem surfar nas ondas da modernidade. São as startup’s, um grupo de pessoas que trabalha na missão de colocar em prática uma ideia diferente.
Na noite da última quinta-feira (24) o 2º Seminário integrar, realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), apresentou a estudantes, empresários e poder público, um pouco desse novo mundo de possibilidades. A ideia é despertar a consciência pela inovação, levando ao público alguns exemplos reais de que é possível materializar um conceito e, ao mesmo tempo, se desenvolver economicamente.
“Hoje nós estamos em um mundo de disruptura tecnológica. Empreendimentos, empresas e negócios, já não funcionam mais nessa modelagem. Então, nosso objetivo ao realizar a segunda edição do Integrar é mostrar o que é tendência atualmente, o que existe de fomento e também como buscar recursos para desenvolver pesquisas ou então colocar uma ideia em prática”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guerino Balestrassi.
Olhar atento no futuro
Start-ups que estão em andamento e o que há de novo no mundo da ciência, tecnologia e inovação. O 2º Seminário Integrar apresentou ao público um pouco desses eixos, utilizando exemplos concretos. No primeiro momento, o Ecossistema de Inovação e Oportunidades esteve em evidência com Ana Ivone, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Ela falou sobre editais para bolsas e outras possibilidades para pesquisadores, além de ações para estímulo da inovação no Espírito Santo. Já André Taveira, da empresa Fluyd, falou sobre o universo cibernético, novas conexões e tendências de mercado para o futuro.
No segundo eixo foi a vez das Startups Capixabas contarem suas histórias, abrindo a discussão de como fomentar o desenvolvimento de novos negócios no município de Aracruz. Ainda de acordo com o a Prefeitura de Aracruz, o Seminário Integrar também teve como missão criar um ecossistema de inovação, mantendo conexões entre governo, academia e setor empresarial.
O poder público, por sua vez, começa a pensar o futuro sustentável de Aracruz, atraindo mais indústrias e também possibilitando a crianção de empresas inovadoras. Uma das ações é um projeto de lei recente, que ainda será votado na Câmara Municipal. Ele pretende destinar parte da arrecadação pública ao incentivo de novos empreendedores. “Nossa visão de futuro é uma cidade sustentável, com condições de abrigar outras empresas. Como incentivo a criação dessas startups, pretendemos destinar 3% dos Royalties de Petróleo, por meio lei, para que sustente a criação desses novos empreendedores”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada