Casa de Cultura da Aldeia Irajá é inaugurada ao som de cantos Tupinikim

Tambores, casacas, apitos e os cantos do povo Tupinkim de Aracruz marcaram a inauguração da Casa de Cultura da Aldeia Irajá, no último sábado (19). A festa começou ao som do Grupo de Arqueiros da aldeia Caieiras Velha, que entoou o grito de resistência dos povos indígenas, relembrando os antepassados e a cultura milenar.
O Grupo de Mulheres Guerreiras também se apresentou no evento, além das crianças da aldeia Pau Brasil, que dançaram para celebrar a mandioca, um alimento considerado sagrado pelos povos indígenas. “O objetivo da nossa casa de Cultura é preservar e difundir os valores culturais do nosso povo, evitando que se perca as riquezas tradicionais que nos faz ser e ter orgulho de sermos indígenas Tupinikim”, disse o cacique Gilcimar (neném), da aldeia Irajá.
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o fortalecimento da cultura Tupinikim é, inclusive, uma forma de resgate histórico das memórias do município. “Temos o prazer em apoiar a aldeia Irajá nessa conquista e desejamos mais vitórias ao povo Tupinikim que, sem dúvida, é muito importante para a história do município”, comentou.
O provejo ganhou vida a partir da união dos moradores, que construíram juntos o palco e também pintaram o local. A frase em tupinikim “Pe îura i katu eté îandé rekó roka irajá tapé”, estampada na entrada, revela as intenções da aldeia em inaugurar um centro de cultura. “Queremos que a Casa da Cultura da Aldeia Irajá seja um espaço de fortalecimento, onde crianças e jovens aprendem com os mais velhos as práticas de como fazer as belas artes indígenas, através do artesanato, da pintura, da dança, dos cantos, e assim manter uma série de ações que permitam continuar as nossas práticas tradicionais” pontua o cacique.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada