Produtoras de Aracruz preparam receitas deliciosas no curso de derivados lácteos
Requeijão cremoso e em barra, iogurte grego e batido, ricota, doce de leite cremoso, bebida láctea, e vários opções de queijo. O curso de Derivados Lácteos, realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Patronal Rural de Aracruz, ensinou produtoras do município a prepararem uma série de receitas possíveis, utilizando o leite como matéria-prima.
Luzinácia Santana Lopes, de 49 anos, é produtora da região de Três Irmãos de Jequitibá, distrito de Guaraná, e gostou de aprender tantas receitas novas que, inclusive, serão acrescentadas ao seu trabalho como produtora de queijo. “É sempre bom aprender coisas diferentes que, com certeza, vão ajudar no meu trabalho”, comentou.
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, fez questão em ver de perto o trabalho desenvolvido com cerca de 15 produtoras do município. “ O município qualifica e capacita essas produtoras para ajudá-las no trabalho e até a melhorar a renda. Outro objetivo da nossa gestão é estimular o trabalho no campo e fazer com que as famílias continuem trabalhando nessas regiões”, comentou.
“Tempo é tempo, dinheiro é dinheiro”
Para trabalhar com o leite ou então produzir queijo é preciso paciência e dedicação. Uma forma diferente de mexer o produto ou então o tempo de preparo, por exemplo, pode fazer toda diferença no resultado final.
A instrutora do Senar, Thais Silva Calatroni, explica que é importante seguir uma série de parâmetros para que o produto comercializado seja de qualidade. Técnicas para melhorar a produção, inclusive, foi um dos assuntos apresentados durante o curso. “Tempo é tempo, dinheiro é dinheiro. Trabalhamos todas as questões sobre cuidados na produção, como a qualidade microbiológica da matéria-prima, desde a hora que se tira o leite, até ir para a mesa do consumidor. Trabalhando com amor e dedicação com certeza o produto final vai ser de maior qualidade”, disse.
Já de acordo com a gerente de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura, Keila Rangel Bitti, além de aprimorar os produtores rurais, o curso também cumpre o objetivo de oferecer novas opções de produtos para serem comercializados no Mercado Municipal. “Neste curso elas aprenderam 19 tipos de produtos para poderem agregar na agroindústria que eles possuem, sendo que, atualmente, temos seis agroindústrias registradas na parte de derivados lácteos”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro