Prefeitura de Aracruz realiza palestra sobre turismo e cultura para alunos do CEEMTI Monsenhor Guilherme Schmitz

Encerrando a semana de comemoração ao Dia Mundial do Turismo, que acontece nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), proporcionou uma palestra sobre a atividade para alunos do CEEMTI Monsenhor Guilherme Schmitz. O trabalho faz parte da disciplina eletiva Cultura e Sabores.
Através de muita interação e dinâmicas, os servidores da prefeitura explicaram como funciona o turismo da cidade e como é a função de turismólogo. “Informamos aos alunos como se trabalha na Secretaria de Turismo e Cultura, sobre nosso congo, sobre nossa cultura indígena e italiana, que são muito presentes em Aracruz, e é claro que também explicamos como é ser um turismólogo”, relata a secretária Flávia Cândida.
O prefeito Jones Cavaglieri declara que “os estudantes também são disseminadores de conteúdos, assim, informando-os sobre nosso turismo e cultura, fazemos com que o assunto se propague cada vez mais”.
Flávia diz que sentiu muito interesse dos alunos, principalmente com o congo e a espada da guarda de D. Pedro II e completa informando que a palestra funcionou como um projeto piloto. “Quem sabe não podemos estrear esse tipo de atividade nas escolas municipais? Seria muito interessante”, reforçou.
A palestra faz parte de uma ação da escola voltada para a disciplina eletiva onde o foco da matéria é direcionado para o projeto de vida do estudante, para o sonho dele. As aulas fazem parte do Programa Diversificado da escola. “A disciplina orienta o estudante a se reconhecer enquanto ser humano, o que ele quer ser e qual o caminho que ele tem que percorrer para que o sonho se realize”, explica a diretora da escola Alessandra Claudia Rizzo Boina Marin.
Cada semestre a escola oferece propostas de eletivas diversificadas, que são elaboradas com base nos interesses dos alunos.“Todas as séries da escola participam e inclusive cada eletiva possui alunos de séries diferentes. Os alunos escolhem qual proposta de eletiva desejam participar”, esclarece a diretora.
A aluna da 3ª série do Ensino Médio Emanuely Oliveira Nascimento comenta que nesse semestre escolheu a disciplina eletiva voltada para essa proposta por gostar de cultura e de conhecer lugares diferentes. “A palestra basicamente foi uma forma de aprendermos um pouco mais sobre o nosso município. Algo que descobri na palestra foi que temos culturas em diversos lugares perto da gente, como a banda de congo na Vila do Riacho, e sobre o Navio Lá Sofia, onde vieram muitas pessoas para a região, inclusive para Santa Cruz, que foi o grande foco deles”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro