Onda Verde: comemoração ao Dia da Árvore trouxe diversas atrações para a família aracruzense

Dia de muita aprendizagem na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz neste último sábado (21/09). A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em comemoração ao Dia da Árvore, realizou uma grande ação das 8h às 12. Com o tema ‘Onda Verde: entre nessa onda, pense, plante e preserve’, o evento aconteceu das 08 às 12h, e trouxe a exibição de vídeos (Eco Cine) mostrando como Aracruz se destaca no cenário capixaba por manter quatro unidades de conservação próprias, como o Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens, o Parque Natural Municipal David Victor Farina, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim e Área de Relevante Interesse Ecológico Aroeiras do Riacho.
A ação contou com a parceria da EPD Escelsa que levou o “Projeto Boa Energia nas Escolas”, promovendo atividades lúdicas com um caminhão laboratório onde os visitantes participaram de vários experimentos e aprenderam sobre os tipos de geração de energia, como o gerador manual, o gerador de Van de Graff, que deixa os cabelos arrepiados, o globo de plasma, além da segurança com a rede elétrica e o uso correto dos equipamentos elétricos.
As pessoas também puderam se interagir com os óculos e vídeos de realidade virtual, que demonstravam de forma interativa, os caminhos da energia. Outros estandes ofereciam doação de pantas nativas e frutíferas, sementes e tiravam dúvidas sobre arborização urbana, além de uma assessoria jurídica com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB -13ª Subseção).
“Duas coisas são importantes para serem destacadas. A primeira é a questão de se preservar as árvores. A segunda é trazer a comunidade para a praça e despertar nas pessoas para que elas possam se interessar e entender a real necessidade de se manter as árvores em função dos seus benefícios e da sustentabilidade, ou seja, desenvolver a cidade, sem prejudicar o meio ambiente”, comentou o prefeito Jones Cavaglieri.
O Secretário de Meio Ambiente, Edgar Alan Martins, lembrou da relação das árvores com a energia elétrica. “Nossa matriz energética é baseada, quase em 50%, em fontes de energia renováveis, como as hidroelétricas. Só teremos água para abastecer os nossos reservatórios se tivermos florestas, por isso a importância de se evitar os desmatamentos e as queimadas”, explicou.
Onda Verde: entre nessa onda, pense, plante e preserve
O Circuito Onda Verde foi um movimento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente que visou difundir conhecimentos sobre esse importante patrimônio ambiental que são as árvores e as florestas que prestam diversos serviços à população, seja na melhora do clima, regulando e produzindo água, evitando transtornos e protegendo o solo, além da questão da biodiversidade.
CLIQUE AQUI e confira a galera de imagens
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
- Expo Aracruz: Resultado Final do Edital para o Camarote do Show
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz
- Presença histórica: Aracruz recebe Ministra da Cultura no lançamento da 6ª Teia pela Justiça Climática
- I Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres vai reunir municípios em defesa dos direitos da mulher, em João Neiva
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída