Terapia das mãos ajuda a melhorar os movimentos, recuperar a auto estima e promover socialização

O Projeto “Minhas mãos, suas mãos. Nossas mãos”, do Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz, é um trabalho que mistura Fisioterapia com Psicologia, e tem por objetivo trazer melhorias na funcionalidade das mãos e recuperação da auto estima, além de promover a socialização. Criado há três semanas, o projeto conta com a participação de 15 pessoas e, é realizado todas as quintas-feira, das 15 às 16 horas.
Seu Geraldo Antônio Fracalossi que tem 75 anos e mora em Jacupemba, está muito feliz com os resultados que vem alcançando. “No primeiro dia eu vim desanimado demais, mas agora está ótimo. Já voltei a fazer os movimentos que eu não conseguia, por causa da dor que sentia, consequência de um acidente. O médico pediu para eu fazer esses exercícios e por isso estou aqui. Me sinto tão bem que repito as atividades todos os dias em casa, para me recuperar logo”, comemora.
De acordo com a fisioterapeuta Monicelli Trivilin Afonso, no projeto, o atendimento é diferenciado e envolve atividades em grupo com pacientes que sofrem algum tipo de trauma, como fratura, cortes, sequelas de AVC, acidentes de trabalho e por veículos ou pacientes que apresentam doenças crônico degenerativas (doenças que tem evolução de mais de seis meses, no qual o paciente apresenta melhora e, em seguida, tem recaída). “Estes pacientes já faziam terapia no Creara e agora só estão fazendo o acompanhamento mais contínuo”, disse.
No projeto, são realizados exercícios de aquecimento, alongamento e relaxamento, sendo que nessa atividade é trabalhada a musculatura extensora e flexora do punho e dos dedos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações